O diferencial de ser um líder
A grande dúvida é a seguinte: darei conta do recado? Ao contrário do que muitos pensam, a liderança não é apenas exercida quando se senta na cadeira de chefe, mas no dia-a-dia, por meio de pequenas atitudes. Diferentemente do que acontecia no passado, a liderança não representa um cargo, mas sim um papel a ser exercido.
Isso acontece porque o líder é aquela pessoa que facilita aos demais brilharem, se desenvolverem constantemente e, principalmente, perceberem a sua importância para o sistema em que estão inseridos. A grande diferença entre verdadeiros líderes e falsos líderes, é que os verdadeiros líderes assumem um cargo não apenas pelo que possam ganhar, mas pelo que possam oferecer.
Os valores mudaram. Se, antigamente, as pessoas procuravam empresas somente pelo salário e pela consolidação, hoje, a exigência por parte dos profissionais é muito maior. Eles querem um bom ambiente de trabalho, benefícios e qualidade de vida. Se atendidas essas necessidades, a vontade de trabalhar aumenta, junto com a produtividade e o foco nos resultados.
Paradoxalmente, entretanto, todos possuem a capacidade de liderança, mas somente os que cultivam e desenvolvem essa aptidão irão tornar-se verdadeiros e efetivos líderes, porque a liderança pode ser ensinada e aprendida. E o grande benefício é poder tornar-se um ativo participante em moldar o próprio futuro e o futuro de outros. É bom lembrar que o líder autêntico não tem as respostas a todas as perguntas, mas ele cria o ambiente onde todas as perguntas podem ser respondidas.
Você pode se interessar por:
CURSO DE DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS – Prof. William Douglas e Prof. Luciana Elmor
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques