Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Muita ansiedade e expectativa em torno do Novo Concurso Unificado TRE’s. Ainda mais depois que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, recebeu os 27 presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país nesta terça-feira, 12 de abril. Em pauta, temas relacionados às próximas eleições municipais, em 2024, além de tratar da necessidade de um possível aumento de pessoal para otimizar o trabalho dos Tribunais. Com isso, fica a pergunta: teremos aumento de vagas no esperado concurso unificado do TSE?
Leia também: Governo Federal retira os Correios do plano de privatização
Novo Concurso Unificado TRE’s: teremos aumento de vagas?
Vários outros pontos foram debatidos entre os presidentes regionais. Entre eles, a possibilidade da obrigatoriedade da biometria no pleito eleitoral do ano que vem e a necessidade de ações para cadastramento completo do eleitorado. Mas, um dos assuntos de maior destaque foi a necessidade de aumento de pessoal nos TRE’s.
Impactos no Novo Concurso Unificado TRE’s
Todavia, ainda não podemos afirmar se esse incremento viria a partir de um possível aumento do quantitativo de vagas no concurso que se avizinha, ou apenas na devolução de servidores dos TRE’s que estejam cedidos a outros órgãos. Estamos de olho em tudo que acontece em torno deste tão esperado concurso para que você fique por dentro de tudo.
Real possibilidade de aumento de vagas
É possível sim que no próximo edital do Novo Concurso Unificado TRE’s tenhamos um aumento de vagas, principalmente por conta do processo eleitoral de 2024. Contudo isso passa pela decisão de cada Tribunal, que analisa suas necessidades específicas e solicita as vagas ao TSE, no caso se o referido Tribunal ter aderido ao pleito unificado.
Novas urnas eletrônicas
A atualização do parque de urnas eletrônicas também entrou em pauta. Sobre isso, Moraes informou que estão sendo produzidas 220 mil novas máquinas para as Eleições 2024, totalizando quase 470 mil novos equipamentos a serem utilizados quando somados aos fabricados a partir de 2022. Outro tema destacado, além do Novo Concurso Unificado TRE’s, foi o combate a desinformação.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques