Novo Concurso TCU tem comissão formada
Novo Concurso TCU avança para elaborar edital. O Tribunal de Contas da União formou uma comissão para estudar e apresentar uma proposta de novo modelo de concurso para o órgão. Os nomes dos integrantes já foram publicados no Boletim Administrativo do TCU no final da semana passada.
Leia também: Concurso PC SP: falta apenas parecer jurídico para contrato com a banca
Novo Concurso TCU tem comissão formada
O objetivo do tribunal, ao realizar em breve um novo certame, é modernizar a atuação do TCU e assim recrutar servidores com habilidades interpessoais, que possam facilitar o trabalho inerente ao cargo que irão desempenhar na carreira. Além disso, no Plano de Gestão 2023-2025 do TCU há um projeto de aumentar o ingresso de grupos sociais minoritários. Por isso, a comissão formada também deve propor novos critérios de diversidade, tais como gênero e raça.
O trabalho da comissão
A comissão terá um prazo de 180 dias para apresentar a proposta de um novo modelo de concurso. O que for elaborado pelo grupo de trabalho será submetido à apreciação da Comissão de Coordenação Geral (CCG) do TCU. Em março de 2023, o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, já tinha adiantado sobre a intenção de reformular a forma de avaliação dos candidatos nos próximos concursos do órgão. De acordo com ele, é necessário medir também as habilidades interpessoais, além dos conhecimentos teóricos.
Fala do presidente
“Já iniciamos um estudo e queremos contratar uma consultoria para reformular completamente a forma de recrutamento. O nosso concurso público precisa examinar outras habilidades além daqueles que são usualmente testadas. É preciso que o nosso concurso seja capaz de medir habilidades interpessoais, por exemplo, até porque estamos contratando pessoas que passarão 30 anos ao nosso lado. Isso já está sendo tratado”, afirmou, em evento interno do TCU.
Bruno Dantas
Como foi o Último concurso realizado pelo TCU
No último concurso TCU para auditores, aberto em 2021, os concorrentes foram avaliados por provas objetivas e discursivas. Foram cobradas 100 questões, distribuídas da seguinte forma:
Conhecimentos Gerais
Bloco I (30 questões): Língua Portuguesa, Matemática Financeira, Controle Externo, Administração Pública.
Bloco II (20 questões): Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil, Sistema Normativo Anticorrupção.
Conhecimentos Específicos
Bloco I (25 questões): Estatística; Análise de Dados.
Bloco II (25 questões): Auditoria Governamental; Contabilidade do Setor Público; Análise das Demonstrações Contábeis; Administração Financeira e Orçamentária; Economia do Setor Público.
Já no exame discursivo, foi preciso responder a duas questões discursivas de Conhecimentos Gerais em até 20 linhas cada, valendo 15 pontos cada.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques