Atenção, concurseiros! O Concurso PGE PR teve autorização assinada pelo Governador do Estado e deve definir a banca organizadora no próximo ano. Saiba tudo a seguir!
Concurso Autorizado
Nesta terça-feira (12), o Governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, autorizou a realização de Concurso Público para Procurador do Estado do Paraná. A princípio o concurso prevê a reposição de vagas em aberto, mas como o certame terá validade de dois anos, prorrogável por período igual, a expectativa é que haja o chamamento de mais candidatos além da taxa de reposição.
A expectativa é que a seleção seja feita ainda em 2024. As etapas preliminares do processo devem ser iniciadas em breve, uma vez que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PR) já trabalha para começar a elaboração do regulamento, a redação e aprovação do edital, além de efetuar a contratação de uma empresa especializada para a realização das provas. Atualmente, o Paraná tem 269 procuradores. Eles atuam em Curitiba e em outras 17 Procuradorias Regionalizadas, inclusive com um escritório em Brasília.
Último concurso PGE PR Procurador
Realizado pela PGE PR aconteceu em 2015, quando foram ofertadas 27 cargos vagos para a posição de Procurador do Estado do Paraná, Classe V. De acordo com o o portal da transparência a remuneração inicial de procurador é de 25.286,23 bruto, mais ou menos 16.635,33 líquido.
Prova objetiva
Disciplinas
Foi composta por 100 (cem) questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas cada (a, b, c, d, e), das quais apenas uma deve ser assinalada. O conteúdo exigido foi:
- I. Direito Constitucional;
- II. Direito Administrativo, Ambiental e outros direitos difusos e coletivos;
- III. Direito Tributário, Processo Tributário e Direito Financeiro;
- IV. Direito Processual Civil;
- V. Direito Civil e Empresarial;
- VI. Relações de Trabalho, Processo do Trabalho e Previdência na Administração Pública.
Prova Subjetiva
A primeira etapa foi composta de um total de 12 (doze) questões, sendo assim estruturada:
a) Direito Constitucional: 01 (uma) questão valendo 40 (quarenta) pontos e 03 (três) questões valendo, cada uma delas, 20 (vinte) pontos;
b) Direito Administrativo, Ambiental e outros direitos difusos e coletivos: 01 (uma) questão valendo 40 (quarenta) pontos e 03 (três) questões valendo, cada uma delas, 20 (vinte) pontos;
c) Direito Tributário, Processo Tributário e Direito Financeiro: 01 (uma) questão valendo 40 (quarenta) pontos e 03 (três) questões valendo, cada uma delas, 20 (vinte) pontos.
A segunda etapa foi composta de um total de 12 (doze) questões, sendo:
a) Direito Processual Civil: 01 (uma) questão valendo 40 (quarenta) pontos e 03 (três) questões valendo, cada uma delas, 20 (vinte) pontos;
b) Direito Civil e Empresarial: 01 (uma) questão valendo 40 (quarenta) pontos e 03 (três) questões valendo, cada uma delas, 20 (vinte) pontos;
c) Relações de Trabalho, Processo do Trabalho e Previdência na Administração Pública: 01 (uma) questão valendo 40 (quarenta) pontos e 03 (três) questões valendo, cada uma delas, 20 (vinte) pontos.
Resumão do Concurso PGE PR
– Concurso: Procuradoria Geral do Estado do Paraná
– Cargo: Procurador do Estado
– Vagas: A definir
– Banca Organizadora: A definir
– Status: Autorizado
Leia Também: Concurso TRT 24 (MS) tem novo edital autorizado
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques