Novo Concurso MPU: portaria regulamenta carreira de polícia institucional
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Boa notícia para a realização de um novo concurso MPU. Já está publicada, no diário oficial da União, a portaria 175/23, que regulamenta a polícia institucional do Ministério Público Militar (MPM). O MPM faz parte do MPU. Ainda não está confirmado que o cargo fará parte do novo certame, que está em fase de escolha da banca organizadora. Estamos atentos e em busca de novas informações, que devem ser divulgadas em breve.
Leia também: MPU começa processo de escolha da banca
Novo Concurso MPU
A polícia institucional do MPU já está criada desde 2022, mas cada órgão que constitui o ministério precisa publicar portaria específica nesse sentindo. Desta forma, o Ministério Público Militar deu passo importante para instituir a nova carreira, cujos cargos deverão ser ocupados a partir da realização de concurso público.
Fazem parte do MPU
Ministério Público Militar (MPM)
Ministério Público Federal (MPF)
Ministério Público do Trabalho (MPT)
Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)
Novo Concurso MPU: cargos
Até o momento sabemos que a seleção ofertará vagas para técnicos e analistas, nas seguintes áreas:
Técnico do MPU – diversas especialidades
Técnico do MPU – segurança institucional e transporte
Analista do MPU – diversas especialidade
Os vencimentos e níveis
No cargo de técnico, no Novo Concurso MPU a escolaridade atualmente é de ensino médio. No entanto, o cargo já conta com decisão para mudança para nível superior, por meio da lei 14.591/23. A alteração foi vetada pelo governo federal, por alegação de vício de inconstitucionalidade, e o veto agora deve ser avaliada pelo Congresso Nacional em agosto. Para analistas, para concorrer é necessário possuir nível superior. As remunerações iniciais são de R$ 9.052,51 para técnicos e R$ 14.852,66 para analistas.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques