MENU

Todas as regiões

FECHAR

Novo concurso INSS no radar do governo

Por:
Publicado em 09/02/2023, às 19:00 Atualizado em 10/02/2023 às 11:39

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Um novo concurso INSS pode se tornar prioridade para o novo Governo Federal. A ideia começa a ganhar espaço nas reuniões entre a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, responsável pela autorização de editais federais, e o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Leia também: Concurso Petrobras tem edital publicado

Novo concurso INSS na pauta do governo

A possibilidade de um Novo concurso INSS foi tema de debate na solenidade em comemoração aos 100 anos da Previdência Social, celebrados no final de janeiro. O Ministério da Previdência Social organizou o evento, ocorrido na sede da pasta em Brasília, no Distrito Federal. Durante o encontro, a ministra Esther Dweck afirmou que será discutida a realização de novos concursos públicos para a Previdência, a pedido do ministro Carlos Lupi.

Fala da Ministra sobre Novo concurso INSS

“Percebemos que o momento agora é de resgate e a própria recriação do Ministério da Previdência demonstra a importância que é dada a essa grande instituição”, pontuou Esther Dweck. A declaração da ministra ocorre poucos dias após o titular da Previdência anunciar, durante reunião com a presidência da Associação Nacional dos Servidores Públicos da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), a convocação de até 4 mil aprovados no último concurso INSS. Ainda de acordo com a Anasps, o défict atual de servidores é um dos maiores gargalhos para uma boa prestação de serviços por parte do INSS.

Concurso em andamento

Antes de fazer um novo concurso INSS, falemos do que ainda está em andamento. O certame atual conta com mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio. Mas, conforme o anexo VII do edital, até 3.373 candidatos têm chances de classificação, sendo pelo menos 2.487 na ampla concorrência. Os contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de trabalho de 40 horas.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques