MENU

Todas as regiões

FECHAR

Novo Concurso do IBAMA poderá ter 2 mil vagas

Por:
Publicado em 09/03/2023, às 17:43 Atualizado em 09/03/2023 às 17:44

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A realização de um Novo Concurso do IBAMA vem ganhando força a cada dia no novo governo federal. O próximo edital do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA) deve contar com cerca de 2 mil vagas para candidatos de nível médio. O presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, foi quem confirmou a confirmação sobre um novo certame, durante seu evento de posse no cargo.

Leia também: Confira preparativos para um novo edital do Ibama

Requisitos para o Novo Concurso do IBAMA

Segundo o novo presidente do IBAMA, ao longo do tempo será possível recuperar a estrutura ideal do órgão.

“Serão realizados concursos sim. Atualmente, o IBAMA não possui estrutura necessária para poder fazer a diferença, mas essa diferença é necessária. É importante mencionar que também devem ser concretizadas nomeações para remanescentes do último concurso público do IBAMA, o que agora depende do aval por parte do governo”.

Rodrigo Agostinho

Quem poderá fazer o Novo Concurso do IBAMA

Os interessados em concorrer no concurso público do IBAMA devem apenas possuir alfabetização, idade entre 18 a 59 anos e, em alguns casos, certificado de curso de formação de brigadistas ministrado pela instituição ou ICMBio.

Concurso já anunciado

O atual presidente já havia anunciado a intenção de realizar um concurso público para efetivos, com cerca de 500 vagas. Em 22 de fevereiro, ressaltou que este número de vagas de nível médio ainda não foi fechado, mas o objetivo é de algo parecido com este número. O pedido de autorização já foi encaminhado para a Secretaria de Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

Salário inicial

Quem for aprovado no Novo Concurso do IBAMA, se for nível médio, para o cargo de técnico, receberá incialmente cerca de R$ 4.500,00. Fora as vantagens. Já ao analistas, com nível superior, começam recebendo aproximadamente R$ 8.500,00 mensais, também sem incluir as vantagens.

Novo Concurso do IBAMA: déficit de pessoal

Atualmente o IBAM atua com apenas um pouco mais da metade de seu quadro de servidores. O quadro total é de 2.900 profissionais, dos quais apenas pouco mais da metade dos cargos estão atualmente ocupados. Segundo um relatório apresentado pela equipe de transição no final do último ano, o setor ambiental conta, atualmente, com uma demanda de, no mínimo, 2,1 mil novos servidores, englobando não apenas o IBAMA, mas também o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques