MENU

Todas as regiões

FECHAR

Novo Concurso AFT: Quase metade dos cargos estão vagos

Por:
Publicado em 19/06/2023, às 17:08 Atualizado em 20/06/2023 às 15:29
Novo Concurso AFT

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A realização de um Novo Concurso AFT foi autorizado pelo governo federal na última sexta-feira, 16 de junho. O certame foi, recentemente, alvo de cobrança por parte do sindicato da categoria. Ao jornal Folha de São Paulo, o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Sinait), Bob Machado, informou que o novo edital do concurso AFT é urgente, perincipalmente por conta do deficit no número de auditores, que chega a 45% do quadro atual de servidores. A última seleção AFT foi realizada em 2013 e o déficit atual no número de auditores é de 45%. São cerca de 1.695 cargos vagos.

Leia também: Concurso AFT autorizado: Live CERS vai trazer tudo sobre o futuro edital

Novo Concurso AFT é cobrado por sindicato

Sem realizar concursos há 10 anos, a fiscalização trabalhista, ainda de acordo com o Sinait, registra 45% dos cargos desocupados. O número, inclusive, ratifica a fala recente do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lélio Bentes, que afirmou que o alto déficit é registrado devido às aposentadorias e, principalmente, à ausência de novos concursos para a reposição do quadro.

Prejuízo ao cidadão

O deficit de auditores é um alerta constante do sindicato. Atualmente, existem apenas 1.949 auditores em atividade dentre os 3.644 cargos disponíveis para a função. De acordo com Bob Machado, a falta de concurso para Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT) representa um risco maior para os cidadãos submetidos ao trabalho escravo, trabalho infantil e demais problemas ocasionados pela ausência de fiscalização. Diante disso, um Novo Concurso AFT é cobrado por sindicato da categoria.

O último concurso AFT

O último edital AFT foi realizado em 2013. Na época a seleção foi organizada pelo Cespe, hoje conhecido como Cebraspe. O certame ofertou 100 vagas para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho. Os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas: Prova objetiva, Prova discursiva e Sindicância de vida pregressa.

As provas do último edital

Já vimos que um Novo Concurso AFT foi autorizado. No último certame, foram cobrados conhecimentos nas seguintes áreas: Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico; Direitos Humanos Administração Geral e Pública; Noções de Informática; Direito Constitucional; Direito Administrativo; Auditoria; Economia do Trabalho; Direito do Trabalho; Seguridade Social; Legislação Previdenciária; Segurança e Saúde no Trabalho; Legislação do Trabalho; e Contabilidade Geral.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques