Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O Novo Concurso AFT está entre os mais aguardados de 2023. Em entrevista concedida ao nosso blog, a Coordenadora-Geral de Política de Classe da Anafitra – Associação Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho, Dra. Lívia Valle, confirmou que um grupo de trabalho já está em ação para formular o edital, escolher a banca e em seguida fazer as devidas publicações. Segundo a coordenadora, o edital não deve ser publicado antes de dezembro próximo e as provas aplicadas no início de 2024, por volta de fevereiro ou março, seguindo assim os prazos da portaria que autorizou o concurso.
Leia também: Concurso AFT 2023 forma grupo técnico para distribuição das vagas
Novo Concurso AFT: previsão de edital e provas
A Anafitra, junto com outras entidades de classe representativas dos Auditores Fiscais do Trabalho, com o Sinait, vem lutando pela realização de um novo concurso faz tempo. Agora, após a autorização, as atenções de voltam para os prazos e cronograma do certame.
“A portaria de autoriza estipula prazos para o andamento dos trâmites. Tem um grupo de trabalho já dedicado ao concurso. Seguindo o que diz a portaria, editada em meados de junho, são seis meses para finalizar e publicar o edital. Sendo assim, não tem com sair antes de dezembro, certamente. Quanto as provas, o prazo, após o edital publicado, é de pelo menos 60 dias, portanto, somente em 2024”, disse Lívia Valle.
Lívia Valle
Saiba mais: Concurso AFT: Quase metade dos cargos estão vagos
Deficit de AFT
A falta de pessoal é um dos maiores impulsionadores do Novo Concurso AFT. De acordo com Lívia Valle, os cargos vagos de AFT atualmente passam dos 40%.
“São dez anos sem realização de concursos. Isso causou um deficit muito grande que interfere nas fiscalizações trabalhistas. A quantidade de cargos vagos chega a mais de 40%. Se levarmos em conta os cargos de chefia e coordenação, que trabalham internamente, a falta de pessoal nas fiscalizações é ainda maior”, pontuou a coordenadora da Anafitra.
Lívia Valle
Novo Concurso AFT: vagas para todo o Brasil
A falta de pessoal é tão grande que, mesmo priorizando quem já está na ativa, o edital AFT deverá trazer vagas para todo o Brasil, incluindo as capitais.
“Certamente teremos sim vagas para todas as regiões do Brasil, inclusive para as capitais. É garantida a oferta de remoção dos Auditores mais antigos que queiram mudar de cidade. Porém, eles não vão ocupar todo o quadro disponível, portanto é esperando sim uma ampla oferta de cidades com vagas”, conclui Lívia Valle.
Confira o PODCST exclusivo do blog CERS com a Coordenadora-Geral de Política de Classe da Anafitra – Associação Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho, Dra. Lívia Valle:
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques