Novo Concurso AFT confirmado para 2023
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Novo Concurso AFT confirmado para sair em 2023. A informação foi divulgada durante cerimônia de posse de superintendentes regionais pelo secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena da Silva. Ele anunciou que o governo fará o concurso AFT ainda este ano.
Leia também: Concurso TRF-2 Juiz Federal autorizado
Novo Concurso AFT confirmado para 2023
Segundo o secretário, a seleção vai ofertar vagas para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT), técnicos de Tecnologia da Informação (TI) e servidores administrativos, para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Governo deve anunciar o concurso em breve
O aval oficial do Governo Federal sobre Novo Concurso AFT confirmado para 2023, entretanto, ainda não foi publicado e nem anunciado. Mas, internamente é muito grande a expectativa para que isso ocorra nos próximos dias. Em abril último, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, realizou uma reunião com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho e o edital AFT esteve na pauta.
Sindicato reivindica concurso
Outro indício de que aponta para o concurso confirmado foi passado pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), em março deste ano.
“É preciso, urgente, e nós já temos a sinalização do ministro Marinho, de que haverá um concurso para auditor fiscal do trabalho, mas é importante a manifestação desta Casa, para que nós tenhamos o maior concurso da história da Inspeção do Trabalho”, disse Bob Machado, presidente do Sinait.
Bob Machado
Novo Concurso AFT confirmado: Resumo
- Cargos: auditor-fiscal do trabalho (AFT)
- Vagas:1.524 solicitadas
- Requisito: nível superior em qualquer área
- Remuneração: até R$21.487 (valor referente a 2019)
- Banca: a definir
- Status: aguardando aval
Déficit e remuneração
Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), a carreira de auditor-fiscal do trabalho conta com 3.630 vagas, mas cerca de 40% do quadro está vago, já que há apenas 1.949 ativos. O cargo tem o nível superior em qualquer área como requisito e uma remuneração a partir de R$21.487 (valor referente a 2019).