Vem ai um novo CNU. Após a realização das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou que o governo federal analisa a possibilidade uma segunda edição em 2025.
Leia também: TRT SP tem novo edital autorizado
Novo CNU em 2025
O anúncio foi feito em um bate-papo que detalhou os trâmites do CNU em curso. Segundo Esther Dweck, existe a possibilidade de novas provas para agosto do ano que vem. Para isso, até março de 2025, o governo federal deve anunciar a realização da segunda edição e publicação do edital. A ministra afirmou que o ideal é que uma nova prova aconteça antes das eleições de 2026.
Balanço do CNU
Esther Dweck afirmou que a decisão será tomada após o governo fazer um balanço do concurso deste ano. As provas serão aplicadas neste domingo (18), em 228 cidades (abaixo, confira como será a dinâmica da prova).
“Nossa ideia seria no ano que vem, mas a gente ainda não tem essa decisão, vamos fazer o balanço e no segundo semestre tomar essa decisão para até o início do ano que vem, se tiver um novo a gente anunciar e publicar o edital”, afirmou.
As vagas
Além disso, Dweck disse que a previsão do Novo CNU para 2025 tem o objtivo de preencher mais de 7 mil vagas por meio do cadastro de reserva do “Enem dos concursos”. A ministra detalhou a logística e os cuidados para garantir que a prova seja aplicada com segurança e critérios de acessibilidade.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques“Se tudo for confirmado como a gente imagina, a gente tem mais uma expectativa de 7 mil vagas, que podem ser tanto para chamar justamente o cadastro de reserva do Concurso Nacional Unificado ou outros canais de reserva de concursos que estão sendo realizados”, explica Dweck.