Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Governo Federal confirma sucesso do Concurso Público Nacional Unificado

Joffre Tenorio
Por:
Publicado em 02/03/2024, às 07:27 Atualizado em 04/03/2024 às 09:09

Governo Federal comemora sucesso do CNU. Em entrevista coletiva realizada na semana passada, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, apresentou o balanço final das inscrições no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Para o governo, é um modelo inovador de seleção de servidores públicos criado pela pasta.

Leia também: Maioria dos inscritos no CNU ganha até três salários mínimos

Governo Federal confirma sucesso do Concurso Público Nacional Unificado

Ao todo, 2.144.435 de candidatos tiveram suas inscrições confirmadas e disputarão as 6.640 vagas ofertadas no certame, que já é o maior processo seletivo de vagas para o serviço público da história do país. O número total final de inscrições se refere à soma dos candidatos isentos (600.875) e dos inscritos que tiveram o pagamento aprovado (1.543.560).

Importância do CNU

Dweck ressaltou a importância do CPNU para a democratização do acesso à oportunidades no setor público e citou que a presença de candidatos inscritos de 5.555 municípios do Brasil é um indicativo do êxito da iniciativa. “Realmente foi um grande sucesso conseguir ser o mais amplo possível, justamente pela facilidade que as pessoas terão de fazer provas mais próxima de suas residências”, destacou a ministra.

Mais mulheres

Uma particularidade do CNU chamou a atenção do Governo Federal: a maioria dos inscritos é composta por mulheres.

.

“Outro ponto importante que nos chamou a atenção foi a proporção maior de mulheres do que de homens na inscrição para o Concurso porque 56% são do público feminino e 44%, do masculino. Esperamos que isso ajude a equilibrar um pouco mais o setor público, marcado por maior presença de homens nos cargos”, complementou Dweck

Novos concursos federais

A ministra aproveitou a coletiva para anunciar que ainda em 2024 novos concursos serão autorizados pelo Governo Federal. “Vamos esperar passar um pouco o período de inscrições do concurso para anunciá-las possivelmente em março”, disse.

Segurança

Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do CPNU, afirmou que o total de inscritos no concurso chegou a 1.543.560 pagantes, o que equivale a mais de R$ 126 milhões de reais arrecadados, valor suficiente para cobertura dos custos do concurso.

Cargos com maior número de inscrições

Segundo o Governo Federal, os cinco cargos com mais inscritos no concurso foram, na sequência: Técnico em Indigenismo (FUNAI) – Nível Médio (323.250); Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas (REGIÃO NORDESTE) (IBGE) – Nível Médio (316.543); Auditor-Fiscal do Trabalho (MTE) – Auditoria e Fiscalização (315.899); Analista Técnico-Administrativo (AGU) – Graduação em qualquer área de conhecimento (297.114); Analista Técnico-Administrativo (MGI) – Graduação em qualquer área de conhecimento (288.859).

Unidades de Federação com maior número de inscritos

O estado de São Paulo foi a unidade da federação com maior número de inscritos confirmados, com o total de 228.452, seguido pelo estado do Rio de Janeiro, 223.248 e o Distrito Federal, com 220.442.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Joffre Tenorio
Por:
Autor

Jornalista e professor. Conteudista do CERS e Portal Exame de Ordem. Consultor de Comunicação da Associação Nacional de Apoio aos Concursos Públicos e Exames - ACONEXA. Vencedor por três vezes do Prêmio Nacional Allianz Seguros de Jornalismo, ganhador da Medalha do Mérito Jornalístico da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco e atuando na produção de conteúdo sobre concursos, educação e área jurídica desde 2009.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a