Língua Portuguesa para concursos
As bancas costumam cobrar de maneiras diferentes o mesmo conhecimento, e muitas vezes, o ensino decoreba aprendido na escola pode atrapalhar os candidatos. Se não houver um conhecimento sólido sobre o conteúdo, as armadilhas podem deixar os candidatos inseguros.
A nova ortografia é um exemplo. Palavras do nosso cotidiano foram modificadas, e aprender as novas regras apenas decorando não é simples. O Ideal é que o candidato compreenda a formação das palavras, para que quando se deparar com algo aparentemente estranho, saiba identificar que se trata do novo acordo ortográfico e não de erro de grafia. Quer um exemplo? Responda a questão abaixo:
Leia também:
Aprenda a Nova Ortografia da Língua Portuguesa
Nova ortografia sem dúvidas: regra do U e do I
Identifique a alternativa em que há erro de grafia:
a) predelinear
b) predestinar
c) pré-questionar
d) preexistência
e) proembrionário
Poderíamos deixar a resposta aqui, mas se você quiser aprender as novas regras do acordo ortográfico e não errar mais questões típicas como essa de concurso, sugerimos a você fazer o Curso de Atualização da Nova Ortografia da Língua Portuguesa.
Ao invés de perder tempo procurando a resposta na internet, e continuar com dúvidas nas próximas questões, inscreva-se no curso e assista a explicação detalhada e de maneira didática sobre hífen, acentuação gráfica, uso de S ou Z, CH ou X, entre outros tópicos da sua prova e de uso recorrente em seu dia a dia.
E se ainda estiver com dúvidas, você pode enviar uma mensagem diretamente para o professor! Carlos André Nunes é advogado, mestre em Letras e professor de Língua Portuguesa há mais de 15 anos. Com uma didática simples, você vai aprender de uma vez por todas a escrever corretamente!
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques