Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Lei prioriza vagas para mulheres. Trata-se da Lei 19.064/2023, sancionada pelo prefeito de Recife, João Campos. O texto aprovado pela Câmara de Veradores e sancionada pelo executivo cria 81 cargos para a Secretaria Municipal da Mulher. As vagas serão preenchidas a partir de um novo concurso, sendo destinadas, em sua maioria, para mulheres, sejam elas cisgêneras ou transgêneras.
Leia também: Próximos Concursos PC SP: PL prevê 30% das vagas reservadas para mulheres
Lei prioriza vagas para mulheres em concurso público
Diário Oficial do Município já publicou o texto da Lei com a informação de abertura das 81 vagas. Elas serão assim distribuídas:
Analista de Promoção dos Direitos das Mulheres – Assistente Social: 17 vagas;
Analista de Promoção dos Direitos das Mulheres – Psicóloga: 12 vagas
Analista de Promoção dos Direitos das Mulheres – Advogada: 11 vagas
Analista de Promoção dos Direitos das Mulheres – Pedagoga: 3 vagas
Analista de Promoção dos Direitos das Mulheres – Ciências Sociais: 2 vagas
Analista de Promoção dos Direitos das Mulheres – Educadora Social: 15 vagas
Analista de Promoção dos Direitos das Mulheres – Arte Educadora: 21 vagas
Com exceção do cargo de Ciências Sociais, os demais cargos são direcionados exclusivamente para mulheres, inclusive cisgêneras ou transgêneras.
Inscrições do concurso
Segundo as informações publicadas do Diário Oficial do Município, a data das inscrições para o concurso ainda não foi divulgada, pois a sanção da Lei prioriza vagas para mulheres em concurso público era um dos impedimentos. No entanto, os trâmites para realização do certame já estão em fase adiantada, com a escolha da banca organizadora e a publicação do edital em breve.
Certame anunciado
A realização do concurso já havia sido anunciada em 8 de março deste ano, mas ainda precisava da aprovação dos vereadores. Agora, com a Lei sancionada, está mais perto de acontecer o primeiro concurso público para a Secretaria da Mulher. Lei prioriza vagas para mulheres em concurso público.
Fala do prefeito
“Com isso, a gente garante perenidade e independente do gestor, a gente garante que haverá a permanência dessas políticas públicas”, afirmou o prefeito João Campos.
João Campos
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques