Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Juíza anula leilão extrajudicial de imóvel por intimação irregular de devedor

Avatar de Sara Vitória
Por:
Publicado em 13/03/2024, às 09:24

A juíza Flavia Morais Nagato de Araujo Almeida, da 10ª Vara Cível de Goiânia, que acolheu pedido de um ex-proprietário de imóvel para anular o procedimento extrajudicial que culminou no leilão do bem.

Entenda o Caso

Esta decisão é resultado de ação de nulidade declarada contra o Bradesco. O autor afirma que celebrou contrato de financiamento para aquisição do imóvel e que atrasou o pagamento após passar por dificuldades financeiras.

O banco então consolida a propriedade do imóvel e realiza um leilão legal. O autor afirma que o edital não seguiu o procedimento descrito na lei e solicita a anulação da venda.

Ao analisar este caso, a juíza acolheu os argumentos apresentados pelo autor, pois a tentativa de citação direta do devedor, conforme exigido por lei, ainda não foi concluída.

“Desta forma, vislumbra-se que a formalidade prevista na lei, qual seja, a constituição do devedor em mora, não foi satisfeita pela parte credora, o que conduz à anulação do referido ato jurídico e, consequentemente, reputam-se nulos os atos subsequentes praticados no procedimento extrajudicial”, registrou a magistrada.

Portanto, decidiu cancelar a anexação da propriedade do edifício e, consequentemente, a venda. Na mesma decisão, a juíza rejeitou a alegação dos demandantes de dano moral contra a instituição financeira.

O que ocorre após a suspensão do leilão?

Com a suspensão do leilão, em caráter emergencial e provisório, o advogado especialista deverá perseguir a anulação e o cancelamento de todos os atos anteriores que levaram às apontadas irregularidades e a extinção dos seus efeitos futuros para que assim o imóvel esteja novamente ao uso e propriedade do devedor, proporcionando o melhor ajustamento possível a sua situação.

O objetivo é que o devedor consiga compor da melhor forma possível, seja através de sentença ou acordo, mediante composição do conflito.

Por sua vez, na anulação de leilão judicial ou extrajudicial, o juízo considerando que os atos são irregulares e ilegais, todos os atos expropriatórios deverão ser nulos de pleno direito, desde o início, de modo que não terão qualquer efeito os atos anteriores e serão expurgados integralmente, como se nada tivesse ocorrido, sem qualquer prejuízo ou dano ao executado neste sentido.

Leia Também: Juíza ordena reintegração de servidor exonerado sem processo administrativo

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Sara Vitória
Por:
Autor

Conteudista CERS. Estudante de Direito, Aprovada na Faculdade aos 16 anos.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a