Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Vem novo concurso PCSP em 2023. Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública de São Paulo, anunciou que novos concursos serão abertos em 2023. O gestor justificou a necessidade diante do déficit de 33% no efetivo da Polícia Civil do Estado de São Paulo e 25% na Polícia Técnico-Científica. A solução seria, portanto, a realização, ainda este ano, de novo concurso PCSP.
Leia também: Governo Federal anuncia criação da Guarda Nacional
A necessidade de novos editais de Concurso PCSP
De acordo com o titular da pasta, mesmo com certames já em andamento para 2.939 vagas, o quantitativo não será suficiente para suprir a necessidade de policiais civis em São Paulo. Guilherme Derrite reconheceu que, em algumas regiões, delegados assumem a titularidade de mais de um distrito. O que, segundo ele, pode atrapalhar as investigações.
Fala do secretário
Ainda sobre a necessidade de realização de Concurso PCSP, Guilherme afirmou que: “Essa questão do delegado assumir titularidade de outros distritos é ruim para investigação, para atendimento de ocorrência. Então (estamos planejando) um pacote emergencial. Provavelmente ainda este ano nós teremos mais concursos, acontecendo simultaneamente”, disse, em entrevista à TV Globo de Sorocaba/SP.
Concurso pode sair no início de 2023
Em entrevista à Folha Dirigida, o delegado diretor da Divisão de Administração de Pessoal (DAP) da corporação, Gilson Cezar Pereira da Silveira, explicou que a intenção era divulgar novos editais de Concurso PCSP no começo de 2023.
“A nossa perspectiva é lançar os editais no começo do próximo exercício (2023). Já para janeiro. Esse é o nosso planejamento”, disse o diretor, em entrevista realizada em setembro.
Concurso atual
Em prazo de inscrição, está aberto um concurso para a contratação de 3.500 policiais civis, distribuídas entre os seguintes cargos:
- Delegado: 552 vagas;
- Médico Legista: 116 vagas;
- Perito Criminal: 249 vagas;
- Investigador de Polícia: 1.250 vagas;
- Escrivão de Polícia: 1.333 vagas.
Todas as carreiras exigem nível superior e oferecem salários de até R$12 mil.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques