Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Está estudando para concursos de Cartório? Confira algumas noções introdutórias do Protesto.

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Publicado em 01/08/2019, às 13:52 Atualizado em 02/08/2019 às 17:24

Durante suas aulas para a Assinatura Cartório Premium, a professora Martha El Debs aborda algumas noções introdutórias do Protesto para aqueles que se preparam para os concursos de Cartório. Confira o conteúdo e fique por dentro. Vamos juntos!

A Lei n° 9.492/97, primordialmente rege o protesto e é considerada um grande avanço. O capítulo I trata das atribuições e um dos seus artigos mais essenciais para a compreensão introdutória do tema está em seu artigo 1°, pois, dele consegue extrair várias informações, observe: 

Art.1° Protesto é ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida.

Parágrafo único. Incluem-se entre os títulos sujeitos a protesto as certidões de dívida ativa da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e das respectivas autarquias e fundações públicas.

Esta é uma temática bastante cobrada em concursos públicos, tanto na primeira fase quanto na prova oral e em temas de dissertações, por isso é fundamental o seu domínio.

Conceito

Segundo o grande autor Vicente Amadei o protesto é:

“A prova constituída por notário, com segurança jurídica, de situação cambiária insatisfeita e com isso, abrange as modalidades relativas tanto à falta de pagamento quanto à falta de aceite.”

Questão controversa 

Existe uma polêmica no parágrafo único deste artigo na inclusão entre os títulos sujeitos a protesto as certidões de dívida ativa das autarquias e fundações públicas.

Sabendo que documentos de dívida também é todo título executivo judicial e extrajudicial dotado de certeza, liquidez e exigibilidade. 

Com o advento do Novo Código de processo civil estabelecendo no Art.784 as hipóteses de títulos executivos extrajudiciais, mais precisamente no inciso IX, não inclui as autarquias e fundações públicas. Observe:

Art. 784. São títulos executivos extrajudiciais:

IX – A certidão de dívida ativa da Fazenda Pública da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, correspondente aos créditos inscritos na forma da lei.

Com isso, surge a polêmica: o parágrafo único da lei de protesto havia sido revogado pelo NCPC? Não! Isso mesmo, porque temos especificidade de destino em cada um dos comandos legais. 

O Art.784, IX do NCPC objetiva qualificar o título executivo extrajudicial no foco da ação executiva, enquanto que a Lei de protesto qualifica como documento de dívida ara fim de protesto.

Natureza do protesto: é a função testificante do protesto, ou seja, de provar a inadimplência e o descumprimento da obrigação, essa função dá publicidade a inadimplência. 

 

 

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Jornalista

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a