Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Entenda a importância do mestrado na sua carreira

Avatar de Camylla Santos
Por:
Publicado em 04/09/2019, às 16:25 Atualizado em 04/09/2019 às 16:34

Você sabia que um mestrado pode ser uma oportunidade única de se aprofundar em uma área do seu interesse ? Pois é! Este pode ser um grande passo para quem deseja seguir a carreira acadêmica. Além de ser a sua grande oportunidade para abrir diversos caminhos no mercado trabalho.

Sabendo disso, a Faculdade CERS já iniciou os estudos do projeto para oferecer curso de mestrado profissional aos seus alunos com o tema Direito e Mercado, inclusive com parcerias internacionais. 

Se você tem interesse em avançar ainda mais na sua carreira, vale a pena acompanhar as novidades que vem por aí. Enquanto isso, leia este artigo com mais informações sobre mestrado e já vá planejando seus próximos passos. 

 Afinal, o que é um mestrado?

É um grau acadêmico com a finalidade de formar pesquisadores e docentes universitários, com objetivo estritamente científico. Entre os cursos de pós-graduação stricto sensu, ou seja, os que estão voltados para a área acadêmica, assim como o doutorado. O mestrado é o primeiro grau da especialização e possui uma carga horária de 1200 horas.

Quem pode realizar?

O pré-requisito essencial é a conclusão em uma graduação que pode ser um bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. 

Quanto tempo dura um mestrado?

O mestrado dura em média dois anos. Mas pode variar de acordo com diversos fatores como a disponibilidade do aluno, visto que normalmente acontecem em turno integral em alguns dias da semana. Além do seu desempenho nas disciplinas. 

Mestrado profissional e acadêmico

A única distinção entre ambos é que o mestrado profissional objetiva estudos e técnicas voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Cabendo ressaltar que é conferido a ambos o mesmo grau e prerrogativas.

O que é exigido no processo de seleção? 

A depender da instituição a qual deseje realizar são critérios de seleção a avaliação curricular que pode ser  um memorial profissiográfico, por exemplo. Prova de conhecimentos gerais e específicos, proficiência em um idioma estrangeiro, entrevista, apresentação e avaliação de um projeto ou pré-projeto de pesquisa. De modo geral é possível concluir que o processo seletivo é realizado com bastante rigor. 

Como obter o diploma de mestre?

É necessário cumprir a quantidade mínima exigida pela instituição de créditos (aulas) obrigatórias e optativas. Além de obter aprovação por uma banca examinadora da sua dissertação, que será o resultado da sua pesquisa desenvolvida.

Como escolher a instituição para realizar o mestrado?

Muitas faculdades já oferecem cursos de pós-graduação, por isso é comum que os alunos busquem continuar nas instituições em que iniciaram sua vida acadêmica. Entretanto, nem todas instituições oferecem todas as linhas de pesquisa. Em razão disso é essencial realizar uma pesquisa de quais oferecem a área que você deseja.  

Cabe ressaltar a importância em saber reconhecer uma instituição com qualidade de ensino, pois a escolha de um local de ensino envolve investimento e grandes expectativas. Sendo fundamental observar pontos como a avaliação do corpo docente, a avaliação da instituição pelo Ministério da Educação, a infraestrutura e o suporte ao aluno. 

A necessidade e importância de um mestrado na sua carreira

A especialização é um caminho fundamental para você adquirir um conhecimento detalhado e direcionado na sua área de atuação. Além de ser um meio de atender às exigências do mercado que está em busca de profissionais cada vez mais capacitados, que investem continuamente em sua qualificação e buscam melhores resultados.

Escolher realizar um mestrado reflete o investimento na expectativa de mudar os rumos da carreira, seja para os profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho e que não querem se descuidar de sua qualificação. Ou ainda para os recém formados que estão iniciando nessa busca.

A visão de que o mestrado no mercado profissional se restringe ao universo acadêmico está sendo mudada. Ocorrendo uma grande mudança de comportamento do mercado, considerando seus benefícios práticos e destaque nos cargos e salários, além dos seguintes diferenciais:

-Acesso a novos conhecimentos e técnicas de trabalho

As instituições de ensino são o berço para as pesquisas e inovação. E você terá contato direto com esses materiais que muitas vezes ainda não estão disponibilizados.   

-Se tornar um especialista na sua linha de pesquisa

Você irá se aprofundar em sua área durante todo o processo de estudo. Que resultará em absorção de conhecimentos específicos que irão te destacar profissionalmente. 

-Formulação de pensamento crítico 

A extensão de disciplinas estudadas ao longo da graduação não possibilita o aprofundamento e nem o desenvolvimento do pensamento crítico.  Por isso, o mestrado será a oportunidade de construção.

-Estabelecimento de contatos com profissionais da área 

O ambiente institucional possibilita criar vínculos com professores, alunos, interessados no tema, pesquisadores e diversos profissionais. Assim como a participação em congressos e palestras possibilitarão a construção de networking e grandes trocas de conhecimentos.

-Aprimoramento da atuação profissional 

Profissionais altamente qualificados com um mestrado, por exemplo, causam grandes impactos no ambiente laboral através da grande produtividade. Isto pode resultar em competitividade entre os funcionários e lucros para a empresa.

-Melhores remunerações

Conforme pesquisa realizada pela Productive, executivos com mestrado ou doutorado estão no topo do nível salarial. Possuindo maiores remunerações e melhores oportunidades de emprego.  

-Reconhecimento no âmbito profissional e acadêmico 

O rigor do processo seletivo, do conhecimento científico, do nível de aprofundamento da pesquisa e estudo, a quantidade de créditos a pagar, a publicação de artigos e trabalhos científicos. Além de  outros diferenciais resultam no seu reconhecimento como referência na sua linha de pesquisa.

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Camylla Santos
Por:
Autor

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a