Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Edital AGU: órgão pede urgência para realização de concurso

Joffre Tenorio
Por:
Publicado em 15/07/2023, às 08:06 Atualizado em 16/07/2023 às 20:38
Edital AGU: órgão pede urgência para realização de concurso

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Segue a espera pelo Edital AGU. O concurso está sendo solicitado pela Advocacia-Geral da União ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), com urgência. Em ofício enviado esta semana, a secretária-geral de Consultoria, Clarice Costa Calixto, pede ao MGI que autorize a seleção, diante da grave carência de pessoal.

Leia também: Saiba como montar um cronograma de estudos para o concurso AFT

Edital AGU já solicitado

A secretária reforçou ainda que, em maio deste ano, a AGU encaminhou um pedido de concurso para a área de Apoio, que não foi contemplado na lista de autorizações do Governo Federal. Desta forma e sem concursos nos últimos sete anos, a secretária ressalta que apenas 112 servidores ingressaram no quadro, “o que é especialmente grave quando se observa o quadro técnico atual”.

Falta de pessoal

Segundo ela, o quadro é composto por 70% de pessoas requisitadas, com remuneração média quase duas vezes superior à média recebida pelos servidores do quadro próprio. Além disso, 36% dos servidores têm mais de 50 anos de idade, estando cada vez mais próximos da aposentadoria.

Solução para o deficit

Outro dado relevante, apresentado no ofício, é de que 27% da força de trabalho técnica total (somando servidores do quadro próprio e terceirizados) é de empregados requisitados de uma única empresa, a Infraero, que está com Plano de Demissão Voluntária (PDV) aberto até 31 de agosto.

Concurso urgente

Diante do cenário atual, Clarice Costa deixou claro que é urgente a necessidade de um novo Edital AGU para a área Administrativa. Ela conclui o ofício solicitando o aval para o quantitativo que for possível, ainda em 2023.

“A situação de carência de pessoal é grave, pelo que solicitamos que o pleito de autorização de novo concurso público para o quadro técnico da Advocacia-Geral da União seja avaliado não apenas para 2024, mas como demanda presente e prioritária ainda no ano de 2023, no quantitativo de vagas que for viável do ponto de vista orçamentário, e tendo em vista o tamanho da capilaridade de nossa instituição, de forma a reduzir os riscos colocados à continuidade dos serviços prestados”, conclui.

Clarice Costa

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Joffre Tenorio
Por:
Autor

Jornalista e professor. Conteudista do CERS e Portal Exame de Ordem. Consultor de Comunicação da Associação Nacional de Apoio aos Concursos Públicos e Exames - ACONEXA. Vencedor por três vezes do Prêmio Nacional Allianz Seguros de Jornalismo, ganhador da Medalha do Mérito Jornalístico da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco e atuando na produção de conteúdo sobre concursos, educação e área jurídica desde 2009.

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a