Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Dicas de preparação para a prova da OAB

Avatar de Humberto Albuquerque
Por:
Publicado em 17/12/2019, às 16:54

 

Você sabe como se preparar para estudar? Essa indagação pode até parecer estranha em um primeiro momento, mas por incrível que pareça, nem todos os estudantes sabem aproveitar o tempo disponível que possuem para estudar com qualidade. Muitos estudantes acreditam que, apenas a realização de horas de leituras já é o suficiente para sua aprendizagem, com esse pensamento acabam perdendo horas entre páginas dos livros, contudo, nem sempre esse conteúdo é absorvido da melhor forma possível.

É preciso ressaltar que, estudar muito não é sinônimo de estudar com qualidade. Na busca pela aprovação, você pode acabar ficando desesperado para estudar todo o conteúdo abordado na prova, com isso, você acaba se sobrecarregando e não dando conta de estudar com inteligência os assuntos abordados no edital da prova.

Por isso, a equipe CERS traz esse conteúdo de dicas para uma preparação com qualidade para a realização da prova da OAB.

Qualidade do estudo

Estudar muito não é o mesmo que estudar com qualidade. Para a sua aprendizagem, você precisa ter ciência do seu possível com seu tempo disponível.

De nada adianta estudar muitas horas em uma semana e depois largar os estudos na semana seguinte. Você tem que ter consciência das suas possibilidades de estudo em consonância com sua agenda de atividades pessoais.

Dessa forma, estude de acordo com sua disponibilidade de tempo, mas saiba estudar com qualidade, faça simulados, revisões, planeje suas rodadas de estudo e dê o seu melhor, mesmo que você tenha pouco tempo para isso. O importante é você usar o tempo que você tiver para estudar da melhor forma possível, assim, você terá um estudo com qualidade em vez de quantidade.

 Planejamento

Tendo noção dos seus objetivos e tempo disponível, a rotina de estudos se encaixará com maior suavidade no seu cotidiano com um planejamento. Nesse contexto, o planejamento vai te ajudará a indicar o que deve ser estudado, quantas horas por dia e o que deve ser estudado. Pode parecer uma besteira, mas isso fará uma grande diferença na sua aprendizagem. Sabendo seu tempo disponível, ficará mais fácil organizar um cronograma de estudos para alcançar a tão sonhada carteira da OAB.

  Ambiente

O local onde você irá estudar fará toda diferença na sua preparação. Ambientes que possuem muitos ruídos não são ideias para quem precisa ou deseja ter concentração. Procure por ambientes mais calmos, com poucos ruídos, será mais fácil reter a atenção na matéria que você esteja estudando nesse tipo de ambiente. Se você não possuir um ambiente calmo para estudar, não se preocupe, existem diversas bibliotecas públicas que possuem ambientes tranquilos para que você estude com calma e de forma gratuita.

Conheça a prova

Uma equipe de vôlei que vai disputar uma prova nas olimpíadas, geralmente, vai procurar saber informações sobre os seus concorrentes, como é a competição etc. Nesse contexto, para que você saiba como estudar com eficiência, é preciso saber como é a prova, qual é a banca organizadora que será responsável pelo certame e as matérias abordadas. Com essas informações, você não terá grandes surpresas na hora que forem fazer a aplicação da prova, já que, você já chegará no local de prova com esse conhecimento.

 Conteúdo

Tendo ideia de como é a prova, descobrir quais são os conteúdos recorrentes será o próximo passo rumo à sua aprovação. A sua prova vai abordar todo o conteúdo estudado nos anos em que você fez a graduação, entretanto, é normal que existam temáticas que sejam mais recorrentes.

Sendo assim, conhecer quais sãos os pontos mais costumeiros que caem na prova te ajudará a estudar matérias mais frequentes. Nessa perspectiva, você otimizará seus estudos para pontos mais extensos ou os que possuem uma maior relevância na prova, dessa forma, atingir a quantidade de questões necessária para a sua aprovação será fácil.

Questões

Saber o conteúdo é fundamental para uma boa prova, todavia, apenas isso não é capaz de te proporcionar a sua aprovação no Exame da OAB. É fundamental que você treine o máximo que você puder, é através das resoluções de exercícios que você verificará seu rendimento de aprendizagem, por isso, não deixe de praticar as questões de provas anteriores nas suas rodadas de estudos.

Revisão

A prova da OAB é bem complexa, certo? São 17 disciplinas a serem estudadas no percurso da sua aprovação, logo, é normal que você nem sempre consiga recordar todo o conteúdo estudado. Nesse contexto, realizar revisões é uma dica importante a ser seguida e aplicada na composição dos seus estudos. Segundo Alberto Dell’Isola, autor do livro “Supermemória – Você também pode ter uma”, um dos principais problemas dos estudantes é a dificuldade para memorizar tudo que foi estudado.

Em uma pesquisa realizada em 1885, pelo filósofo alemão Hermannn Ebbinghaus, foi descoberto como funciona o processo de retenção de conhecimento do cérebro. A conclusão desse estudo foi que: é preciso revisar os conteúdos estudados com frequência, caso isso não seja feito, provavelmente, o conteúdo será esquecido pelo cérebro.

Por isso, existe a necessidade da realização de revisões constantes. A prova do Exame de Ordem é muito extensa, são 17 matérias, questões que são multidisciplinares, enunciados grandes, ou seja, a abordagem dos assuntos é complexa. Sendo assim, esquematize um sistema de revisão no seu cronograma de estudos.

Controle emocional

Realizar uma prova que poderá mudar a sua vida pode ser muito estressante. Nesse contexto, não esqueça de cuidar da sua saúde e do seu controle emocional. A sensação do peso que a prova tem no seu futuro poderá engendrar um stress desnecessário para você. Por isso, evite comparações com outros amigos, tente não ser perfeito, não crie metas que não possam ser cumpridas, faça o que for possível dentro das suas possibilidades.

Tecnologia

Você não precisa estudar apenas por livros físicos, dinamize sua forma de estudar com outros meios tecnológicos. Use as novidades tecnologias de forma benéfica no seu aprendizado. Você não precisa ficar isolado do mundo, porém, use essas ferramentas ao seu favor na hora de estudar. Tire um tempo nos seus estudos para ver vídeos, ler notícias e acompanhar os assuntos referentes ao Exame de Ordem que você irá prestar. Assim, você não se sentirá isolado do mundo virtual e ainda continuará estudando de maneira flexibilizada.

Simulados

Na preparação para tirar a carteira de motorista, geralmente, existem simulados de como é dirigir em diferentes ambientações, desse modo, quem deseja obter a carteira de motorista terá uma maior segurança quando for pôr a mão no volante de fato.

Na trilha para a sua aprovação, é recomendável que você também simule a aplicação da prova da OAB. Dessa forma, você terá como se preparar melhor em uma aplicação simulada, você terá mais noção de como dividir seu tempo para realizar as questões, por qual disciplina iniciar a prova etc.

Dessa forma, se você possuir tempo, faça simulados semanais, desenvolva o hábito de simular a prova e aprenda a administrar seu tempo.

 Alimentação

A preparação não será fácil, serão horas de rodadas de estudos, muitas questões, mas lembre-se, alimente-se de forma saudável. Não esqueça de fazer uma alimentação balanceada para conseguir manter o ritmo de estudos, uma boa alimentação te proporcionará um estímulo a memória, energia e auxiliará sua concentração quando você for estudar.

Atividades físicas 

Realizar atividades físicas te ajudará a aliviar o stress acumulado com os estudos e seu cotidiano. Você não precisa passar horas em uma academia, mas poderá fazer exercícios regulares durante a sua preparação para a prova da OAB, separe um tempo para uma caminhada, corrida ou até mesmo um alongamento.

A prática dos exercícios físicos poderá te ajudar na concentração, memorização e animação. Por isso, não deixe de reservar um tempo para fazer alguma atividade física do seu interesse durante o período que você esteja estudando para a prova da OAB.

Tire um tempo para você

Estudar é essencial para a sua aprovação, contudo, não esqueça de ter um tempo para realizar atividades do seu interesse.

Você precisa ter um tempo para realizar atividades que te proporcionam prazer, só o estudo, sem a prática de atividades do seu interesse, poderá te proporcionar um cansaço ou até mesmo desgaste logo, sempre tenha um tempo para você no seu cronograma de estudos.

Descanse

As baterias, de um modo geral, descarregam com o uso e precisam de um novo tempo para uma nova carga. Com você, isso não é diferente, tire um tempo na sua agenda para descansar. Reserve um dia para que você não estude, apenas recarregue suas energias para uma nova rodada de estudos. O cérebro precisa de uma pausa para reter todo o conhecimento aprendido nas rodadas de estudo.

Escolha o dia ideal para sair com amigos, ir ao cinema, dormir, não importa qual seja a atividade, apenas tenha um dia em que você não precise pôr a mão nos livros e cadernos. Esse descanso é essencial para a manutenção da sua rotina, logo, não deixe de incluir o descanso na sua rotina.

Que tal começar a estudar agora? Conheça e escolha um dos  cursos CERS que melhor se adapta ao seu perfil de estudante:

Método CERS de Aprovação

Se você está focado na OAB e consegue dedicar um bom tempo da sua rotina para a preparação para a prova, o método CERS de Aprovação é a melhor opção. Ele é um curso completo, composto por 8 etapas, que possui diferentes estratégias de ensino.  Você inicia a preparação assistindo ao Raio-x com a análise estatística dos assuntos mais cobrados em provas. Depois acompanha as pílulas do conhecimento que são aulas temáticas com até 10 minutos de duração e responde às questões inéditas para avaliar o seu desempenho. 

Em seguida, você assiste às aulas teóricas dos conteúdos que precisa melhorar a compreensão dos assuntos e às aulas de resolução de questões para treinos de fixação. Além das aulas inéditas e específicas de Ética. Você ainda conta com o resumo em pdf, rodada de seis simulados, sessões de coaching e mapas mentais.

Não perca mais tempo, acesse e comece já a sua preparação  com uma oferta especial por tempo limitado.

Combo Teórico + Questões

Já o combo composto pelo curso teórico e o curso de resolução de questões é uma excelente opção para quem deseja focar em uma preparação com uma abordagem teórica detalhada. Como por exemplo quem faz tempo que aprendeu esses assuntos na faculdade ou precisa dividir o tempo com outras atividades da rotina.

Assim você assiste a videoaulas teóricas completas e acompanha como os assuntos são cobrados na prática com o curso de questões comentadas. Neste combo, você também conta com 6 rodadas de simulados, sessões de coaching e mapas mentais.  

Não perca essa oportunidade, acesse   e obtenha uma oferta disponível apenas por tempo limitado.

Superintensivo OAB XXXI 

Quem está se preparando para a XXXI edição do Exame de Ordem e deseja potencializar os estudos pode ficar tranquilo, porque pensamos em você e trouxemos mais uma opção de curso especialmente focado nos principais temas da OAB. É o Superintensivo do CERS!⠀

Colocamos a mão na massa para elaborar um conteúdo exclusivo e estratégico que vai te deixar ainda mais perto da aprovação, através de uma trilha de aprendizagem imbatível. Você terá aulas com os professores que mais aprovam no país, além de usufruir dos famosos benefícios que oferecemos:⠀

– 360 pílulas de conhecimento;⠀
– 2 simulados com relatórios que possuem gráficos de desempenho;⠀
– Cronograma completo de estudos;⠀
– Ferramenta de mapas mentais para você otimizar o seu rendimento;⠀
– Questões complementares e inéditas em PDF. ⠀
.⠀
Aproveite essa oportunidade, acesse e obtenha uma oferta especial disponível apenas por tempo limitado.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a