Dicas de estudo para o TRF3
Confira dicas rápidas de estudo do professor de Direito Tributário Renato de Pretto e bons estudos!
1. O candidato deve aproveitar ao máximo o período dessa reta final até a prova preambular agendada para o próximo dia 01/03/2015.
2. Uma boa revisão pode ser feita por intermédio da resolução de questões de concursos anteriores, tal como o curso se propõe, especialmente pelo fato de muitas das questões aplicadas, ainda que com outra roupagem, se repetirem em concursos distintos.
3. A resolução de questões de provas pretéritas também ilustra a forma de exigência de conhecimento pelo examinador responsável pelo certame.
4. O candidato, especificamente à prova do TRF, deve se preparar com muita leitura da Constituição Federal e do Código Tributário Nacional, bem como com o estudo atualizado da jurisprudência de nossos Tribunais Superiores.
5. No que pertine a Direito Tributário, uma revisão das limitações constitucionais ao poder de tributar é indispensável à prova.
6. Dentro da revisão supra, memorizar as exceções ao princípio da anterioridade tributária (comum e nonagesimal) previstas no § 1º do art. 150 da CF. Fundamentalmente, recordar-se que o IPI é exceção ao princípio da anterioridade anual, mas não ao princípio da anterioridade nonagesimal, enquanto que o IR é exceção a esta anterioridade, porém não àquela outra.
7. Na mesma trilha das limitações supramencionadas, o estudo pormenorizado das imunidades tributárias, igualmente, é imprescindível.
8. A concepção e a forma de contagem da decadência e da prescrição tributária, com todas as suas peculiaridades, devem estar claras, propiciando a completa interpretação das questões práticas, a título de problema, porventura que sejam apresentadas na prova.
9. A lembrança dos artigos de destaque da Lei de Execução Fiscal (Lei nº 8.038/90) e da Lei de Processo Administrativo Fiscal Federal (Decreto nº 70.235/72) fazem, do mesmo modo, a diferença à obtenção do resultado positivo.
10. Enfim, deve o candidato, além da disciplina nesse trecho derradeiro de sua preparação, ter bastante confiança, ou seja, acreditar que o êxito é possível e será obtido com o esforço devotado aos estudos.
Você pode se interessar por:
Leia também:
Dicas de Direito do Consumidor para Carreiras Jurídicas
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques