Devo fazer o XXI Exame de Ordem?
E já é preciso se preparar para a prova? Sim!
O Exame de Ordem da OAB é uma etapa decisiva na carreira de um advogado, tanto quanto o vestibular e a formatura. Isto é, você precisa se planejar para este momento. Dar a devida importância à prova é fator determinante para a aprovação.
Listamos abaixo algumas dúvidas e dicas de como se preparar para este desafio:
1. A XXI edição é o momento ideal para fazer o exame de ordem?
O momento ideal de fazer a prova depende dos objetivos de cada pessoa. Se o seu tempo livre do estágio é dedicado quase que integralmente ao trabalho de conclusão do curso, aguarde o término da faculdade para iniciar os estudos.
Mas não adie esta decisão por muito tempo, alegando falta de tempo. Tudo é questão de prioridade. É possível se preparar para a prova enquanto faz faculdade, trabalha, cuida dos filhos, está sem dinheiro. Você quer ser advogado? Então, você vai ter que enfrentar o exame de ordem mesmo que outros projetos apareçam.
2. Será que estou preparado para fazer a prova da OAB?
Provavelmente não, mas estará quando começar a estudar. Não pense que os conhecimentos adquiridos na faculdade serão suficientes. A prova da OAB possui estilo próprio, mas não é nem um bicho-papão. Com a orientação adequada você estará pronto para fazer a prova e ser aprovado.
3. É preciso prestar a prova várias vezes para ser aprovado?
Não. É preciso você se preparar com determinação, foco e materiais de qualidade. O exame de ordem não é feito para reprovar, nem depende de concorrência. Muitos candidatos não passam na prova por não se preparem adequadamente. Acreditam que podem estudar sozinhos, com o material usado na faculdade, e se preparar quando tiver tempo livre. Na verdade, o seu tempo livre só vai existir depois de concluir a carga horária destinada aos estudos. E as horas de estudo só serão transformadas em aprendizado com investimentos em uma preparação de qualidade.
4. Falta muito tempo para o XXI Exame de Ordem. Se eu começar a estudar agora vou esquecer os assuntos!
Isso é um mito. Se você fizer um cronograma de estudos correto, vai ter tempo de assistir aulas explicativas, ler a letra da lei, fazer resolução de questões, revisar os conteúdos e criar um aprendizado aprofundado. Nada de decoreba para a prova como antes. Mesclar o estudo das disciplinas permite avançar nos estudos, revisando os conteúdos, e sem esquecer o que já foi aprendido. Estudar com antecedência não é mais o segredo do sucesso. É a realidade.
Leia também:
Jurisprudência importante do Novo CPC! Pode cair no XXI Exame de Ordem!
Lançados cursos para XXI Exame de Ordem
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques