Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Em reunião realizada na quarta-feira (08/02), representantes sindicais dos Delegados da PCDF se reuniram com a Governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP-DF), para discutir sobre reajustes salariais para a categoria.
Em publicação em rede social do sindicato, ressaltou-se que a recomposição salarial é uma prioridade. Durante a reunião, a Governadora em exercício, Celina Leão, afirmou que durante as próximas semanas encaminhará o processo de recomposição salarial para o Governo Federal.
Defasagem salarial é apontada pelos Delegados
De acordo com informações da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, a remuneração paga aos delegados da capital federal é menor que a de 19 estados do país. Atualmente, a remuneração bruta, no Distrito Federal, é de R$ 24,6 mil para delegados de carreira.
Clique aqui para ver o ranking completo de remunerações
Os recursos utilizados são da União, por isso qualquer reajuste salarial a ser concedido às forças de segurança do DF precisa ser feito pela Presidência da República, por meio de Medida Provisória.
Leia também: Qual a diferença entre a carreira de Delegado Civil e Delegado Federal?
Equiparação salarial de Delegados da PCDF com DPF
A categoria reivindica, ainda, que haja equiparação salarial do cargo de Delegado da PCDF com o cargo de Delegado da Polícia Federal. Nesse sentido, a presidente do Sindepo-DF, Cláudia Alcântara, afirma:
“Hoje nós reivindicamos um salário igual ao da PF. Porém, vemos um impasse entre o Governo do Distrito Federal e a União para chegarem a um acordo quanto ao reajuste. O DF é a única unidade da Federação em que o aumento não é negociado apenas com o Executivo local, pois a corporação é organizada e mantida pela União”.
Por fim, a expectativa é que, durante as próximas semanas, seja encaminhado o processo de recomposição salarial dos Delegados da PCDF para o Governo Federal.
Leia também:
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques