Delegado Civil ou Federal: qual carreira escolher?
A carreira de Delegado de Polícia é uma das mais desejadas entre os concurseiros. Apesar das semelhanças entre os cargos, há muitas diferenças que precisam ser ressaltadas. Para te ajudar a entender melhor, preparamos essa matéria. Vamos juntos?
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Delegado de Polícia Federal
As responsabilidades de um Delegado da Polícia Federal são diversas, mas há uma principal e que se destaca: atuar na função de polícia judiciária da União. O Delegado Federal, portanto, investiga crimes de âmbito federal, como crimes de tráfico de drogas ou de pessoas, por exemplo.
Além disso, conforme informações trazidas no edital do concurso para a carreira, publicado em 2021, também são atribuições do Delegado de Polícia Federal:
– Instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação;
– Orientar e comandar a execução de investigações relacionadas com a prevenção e repressão de ilícitos penais;
– Participar do planejamento de operações de segurança e investigações;
– Supervisionar e executar missões de caráter sigiloso;
– Participar da execução das medidas de segurança orgânica, bem como desempenhar outras atividades, semelhantes ou destinadas a apoiar o órgão na consecução dos seus fins.
Na ocasião, a remuneração ofertada foi de R$ 23.692,74, para uma carga horária de 40 horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.
Delegado de Polícia Civil
Já o Delegado de Polícia Civil possui a atribuição de investigar os demais crimes, exceto os militares, de forma que coordena investigações relacionadas, como homicídios, roubos, estupros etc.
Ademais, outras atribuições do cargo são:
– Exercer atos inerentes à gestão da atividade de polícia judiciária;
– Presidir os atos de polícia judiciária e a apuração das infrações penais, praticar atos de polícia administrativa e exercer policiamento preventivo especializado;
– Presidir a investigação criminal e as ações a ela relacionadas, dentre as quais aquelas previstas no Código de Processo Penal e na legislação extravagante;
– Portar arma de fogo e atuar com possibilidade de exposição a situações de risco;
A remuneração do cargo de Delegado de Polícia Civil varia de acordo com o estado, por isso é importante analisar cuidadosamente as especificidades de cada edital publicado.
Você pode se interessar por: Tudo sobre a carreira de Delegado de Polícia Civil
Dá para conciliar os estudos?
Apesar das diferenças entre os cargos, especialmente em algumas disciplinas cobradas nos concursos para as duas carreiras, é possível conciliar os estudos. Os concursos para a Polícia Federal costumam ocorrer a cada alguns anos, enquanto para Delegado de Polícia Civil os concursos acontecem com frequência, por serem estaduais.
É possível conciliar o planejamento entre os concursos, já que há muitas disciplinas comuns, como Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Administrativo. Contudo, é preciso se atentar às especificidades de cada concurso para realizar um estudo assertivo e direcionado.
É hora de se preparar para realizar o seu sonho, seja ele qual for, concurseiros! Vamos juntos!
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques