Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Conheça tudo sobre a carreira de um Advogado Trabalhista!

Beatriz Pessoa
Por:
Publicado em 11/07/2023, às 15:07

Se você é formado em Direito ou está no caminho da formação, essa matéria é para você. O ramo de Direito é um campo bastante amplo, que oferece inúmeras oportunidades no mercado de trabalho. Se você é um estudante recém-formado, saiba que você pode trilhar vários caminhos, seja no setor público ou advogando.

direito do trabalho

E quando falamos sobre advocacia, é interessante lembrar que existem diversas áreas de especialização e uma das mais procuradas é o Direito do Trabalho. Se você quer saber qual é a média salarial de um advogado trabalhista e outras informações relevantes sobre o cargo, vamos te explicar tudo neste artigo. Vamos lá!?

O que faz um advogado trabalhista?

Para você se tornar um advogado trabalhista é obrigatório ser formado em Direito e ter a carteira ativa na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para que você possa atuar prestando serviços jurídicos focados no Direito do Trabalho.

Assim como um advogado de licitação, que atua focado em processos que envolvem a Administração Pública, o advogado trabalhista estuda a fundo as relações de trabalho e as leis que regem os direitos e deveres de empregados e empregadores.

Este profissional pode atuar internamente ajudando empresas ou na defesa de trabalhadores. Confira algumas responsabilidades do advogado trabalhista:

  • Orientação jurídica: Fornecer aconselhamento jurídico aos trabalhadores sobre seus direitos e obrigações no ambiente de trabalho, incluindo questões salariais, benefícios, jornada de trabalho, férias, licenças, assédio no trabalho, demissões, entre outros;
  • Negociações coletivas;
  • Ações judiciais: Representar os trabalhadores em ações judiciais;
  • Mediação e conciliação: Tentar resolver conflitos entre empregadores e empregados;
  • Auditoria trabalhista;
  • Negociação de contratos de trabalho;

Quais são as áreas de atuação de um advogado trabalhista?

Como diversas outras áreas do direito, a área trabalhista abrange diversas áreas e questões entre trabalhadores e empregados, podendo variar bastante. Para o Direito Trabalhista, existem 2 campos bem determinados, sendo eles: o Direito Individual e o Direito Coletivo.

O Direito Individual obtêm um foco maior nos direitos e deveres existentes na relação entre patrões e seus empregados. Podendo ter uma atuação consultiva ou preventiva. Já o Direito Coletivo, o advogado trabalha junto aos sindicatos, seja de trabalhadores ou patronais, tendo como seu principal foco zelar pelo cumprimento dos direitos coletivos de uma categoria de trabalho. 

Quanto ganha um advogado trabalhista?

Como em diversos outros ramos de especialização no Direito, um advogado trabalhista pode receber valores bem variados, tudo vai depender de fatores como:

  • O seu nível de formação e especialização.
  • Local em que esta atuando.
  • O tipo de empregador.
  • O nível de experiência de mercado.

Porém, existem alguns dados que podem nos ajudar a desenhar a média salarial para esta categoria, como site vagas.com, que informa a média salarial do Advogado trabalhista gira em torno de R$4,1 mil.

Contudo, os vencimentos mensais podem oscilar bastante, para mais ou para menos, para quem atua de forma autônoma, já que seus rendimentos vão depender da quantidade de casos, da complexidade deles, da sua competência e até mesmo do reconhecimento do seu nome.

Que tal se tornar um especialista na área trabalhista?

Para você se tornar um advogado trabalhista, como já falado acima, tudo começa com a graduação em Direito. É indispensável ter o diploma de curso superior para dar início a sua caminhada nesse ramo. Além disso, é preciso ser aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil.

Depois da sua aprovação no exame da ordem, você se encontra pronto para atuar no campo trabalhista. Contudo, para você alcançar os valores consideráveis dessa profissão, você precisa ter confiança na área.

E se você não tem essa total confiança, não sabe como dar o primeiro passo para entrar nessa carreira, chegou a sua hora de obter um complemento educacional bastante recomendado para quem deseja ter o sucesso trabalhando de forma autônoma na área trabalhista ou qualquer outra.

Gostou de conhecer o que faz um advogado trabalhista e quais são as oportunidades para este ramo? Então saiba que você pode trilhar esse caminho com o auxílio da equipe CERS. Uma equipe extremamente preparada, para preparar você nessa área.

Nosso curso de prática jurídica trabalhista é ministrado por professores com vasta experiência profissional, oferecendo uma bagagem completa para quem deseja ter sucesso e uma grande base de conhecimento no campo trabalhista. Conheça também os nossos outros diversos cursos e comece agora mesmo a conquistar a sua dependência financeira na advocacia.

Leia também:

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Beatriz Pessoa
Por:
Autor

Estagiaria de Conteúdo. Estudante de Direito. Especialista em Mediação e Conciliação Extrajudicial

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a