Panorama geral dos concursos para Cartórios - Portal de notícias CERS

Panorama geral dos concursos para Cartórios

CONFIRA A PREVISÃO E O ANDAMENTO DOS CONCURSOS DE CARTÓRIO EM TODO O PAÍS

Por:
Atualizado em 29/08/2019 - 08:00
concurso cartório

Se você pretende atuar como tabelião, é importante atentar-se aos concursos públicos voltados para cartório. Você não pode deixar passar as oportunidades quando os certames estiverem prestes a abrir. Por isso, esteja preparado para conquistar a sua vaga!

Confira a nossa lista de concursos públicos para cartório e se mantenha atualizado:

 

CONCURSOS PREVISTOS

 

Concurso Cartório TJ GO

Foi autorizada a contratação do Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) para a realização do concurso de provas e títulos de outorga das Delegações de Notas e Registro do Estado de Goiás. Com a definição da banca organizadora do próximo certame de Cartório de Goiás, a expectativa é de que o edital seja publicado em breve.

 

Concurso Cartório TJ SP

A expectativa de publicação do edital do concurso de Cartório TJ SP para o segundo semestre de 2019 aumentou após o desembargador Walter Rocha Barone ser designado para a presidência da comissão do 12º Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado de São Paulo, aprovado desde o dia 14 de fevereiro.

O certame conta com 4 etapas divididas em: Prova objetiva, discursiva, oral e exame de títulos;

Para concorrer a vaga, é necessário que o candidato seja bacharel em direito ou exerça atividade cartorial por no mínimo 10 anos. Vale lembrar que o último concurso foi realizado em 2017 e teve como banca organizadora a VUNESP.

 

CONCURSOS EM ANDAMENTO

 

Concurso Cartório TJ AL

O edital do 1° Concurso para outorga de delegações de notas e de registro do Estado de Alagoas foi publicado no dia 12 de setembro, e as inscrições devem ser realizadas exclusivamente através do site da VUNESP, banca organizadora, no período de 17/09/2019 até 11/10/2019.  O certame oferecerá 212 vagas para o cargo de titular de serviços de notas e de registros, sendo 142 para provimento e 70 para remoção. 

A prova objetiva da seleção terá caráter eliminatório e as datas previstas para sua realização são: remoção – dia 07/12/2019 e provimento: 08/12/2019. As demais fases terão caráter eliminatório e classificatório, e o Exame de Títulos, apenas classificatório.

Confira mais informações.

Concurso Cartório TJ DFT

O concurso visa o preenchimento de 4 vagas para outorga de delegações de serventias extrajudiciais de notas e de registro do DF, e teve como banca a Cebraspe-CESPE. O resultado da prova objetiva aplicada no dia 28 de abril já pode ser consultado.

Os candidatos classificados já realizaram a segunda fase do certame, composta pela prova prática e escrita, no último dia 09.

Concurso Cartório TJ MG

O edital do certame foi publicado no dia 02 de abril e as inscrições, que estiveram abertas até o dia 07 de maio, já foram encerradas.

O concurso, organizado pela CONSULPLAN, visa preencher 696 vagas, sendo 457 para provimento e 239 para remoção. As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, estão marcadas paro os dias 24 e 25 de agosto, sendo a primeira data reservada para o critério de remoção e a segunda para o de provimento. A avaliação será composta por 100 questões de múltipla escolha que deverão ser realizadas em um tempo máximo de cinco horas.

Os candidatos poderão acompanhar as informações do concurso através do site oficial.

Concurso Cartório TJ SC

O certame encontra-se suspenso até a reaplicação das provas.

Os candidatos poderão acompanhar mais informações sobre o concurso através da página oficial.

Concurso Cartório TJ RS

O concurso de Cartório do Rio Grande do Sul teve suas inscrições encerradas no dia 05 de abril. As provas objetivas de remoção e de provimento foram realizadas nos dias 04 e 05 de maio, respectivamente. A próxima fase, prova escrita e prática, está prevista para o dia 05/08/2019.

A banca organizadora do concurso é a VUNESP e são oferecidas 170 vagas distribuídas nos cargos de Notário e Registrador.

Para concorrer a vaga, é necessário que o candidato seja bacharel em direito ou exerça atividade notarial ou de registro por no mínimo 10 anos. Já para remoção, é necessário estar na titularidade de serviço notarial ou de registro por pelo menos dois anos.

Saiba mais sobre o certame.

Concurso Cartório TJ PR

O certame oferece 460 vagas, sendo 315 para ingresso e 145 para remoção. A banca organizadora é o Núcleo de Concursos da UFPR, e as etapas do concurso seguem o padrão: prova objetiva, prova escrita, prova oral e exame de Títulos e documentos. A inscrições, que haviam sido suspensas, foram encerradas em novembro de 2018. As provas escritas e práticas(2° etapa) para os critérios de provimento e remoção foram realizadas no dia 28 de abril de 2019.

Saiba mais sobre o certame.

Concurso Cartório TJ RJ

O concurso para Cartório do Rio de Janeiro tem como banca organizadora a Cetro Concursos, e visa o preenchimento de cadastro de reserva. O prazo de recurso contra o resultado preliminar da prova escrita encerrou no dia 11/06/2019.  

Acompanhe mais informações.

Concurso Cartório TJ PI

O certame está em andamento desde 2013.  O concurso visa preencher 292 vagas para titulares de cartórios, sendo 195 para provimento e 97 para remoção .

Confira a Relação de Vacâncias das serventias notariais e ou de registro vagas no Estado do Piauí.

Concurso Cartório TJ BA

O último concurso para Cartório do Tribunal de Justiça do Espírito Santo teve seu edital publicado em 2013. Foram ofertadas, ao todo, 1.383 vagas. O resultado final foi divulgado, porém o concurso ainda não foi homologado.

A banca organizadora do certame é a Cespe/UnB.

Confira o edital aqui.

Concurso Cartório TJ ES

O último concurso para Cartório do Tribunal de Justiça do Espírito Santo teve seu edital publicado em 2013. Atualmente, o resultado final foi divulgado, contudo o concurso ainda não foi homologado.

A banca organizadora do certame é a Cespe/UnB.

Confira o edital aqui.

Concurso Cartório TJ MT

O último concurso para Cartório do Tribunal de Justiça do Mato Grosso teve seu edital publicado em 2013. Foram ofertadas, ao todo, 193 vagas, dentre as quais 129 eram para provimento e 64 para remoção. Atualmente, os candidatos já realizaram a prova oral. O concurso ainda não foi homologado.

O certame foi realizado pela Fundação Escola Superior do Ministério Público.

Confira o edital aqui.

 

CONCURSOS ENCERRADOS

 

Concurso Cartório TJ CE

O concurso para Cartório do Tribunal de Justiça do Ceará teve como banca organizadora o Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul de Santa Catarina(IESES). São 223 serventias vagas para ingresso por provimento ou remoção. O resultado do concurso pode ser conferido no site oficial.

Concurso Cartório TJ SE

O último edital para o concurso de Outorga de Delegações de Notas e de Registro do TJSE foi divulgado em 2014, ofereceu 35 vagas para provimento e 18 para remoção. O resultado final do certame foi divulgado em 2016 e teve a CESPE como banca organizadora.

Concurso Cartório TJ TO

O último concurso teve edital publicado em 2014 e destinava-se ao provimento de 127 vagas vagas de outorga das delegações de notas e de registros.

Concurso Cartório TJ RO

O último concurso teve o edital publicado em 2017 e como banca organizadora o Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES). Foram oferecidas 24 vagas para Atividades Notariais e Registrais no Estado.

Concurso Cartório TJ PE

O último concurso para Cartório do Tribunal de Justiça de Pernambuco teve seu edital publicado em 2012, mas apenas em 2017 foi homologado. A longa duração da seleção ocorreu em virtude de suspensão do certame, determinada pelo STF. Para provimento, foram aprovados 600 candidatos, enquanto para remoção, foram aprovados 19. O concurso foi organizado pela Fundação Carlos Chagas  (FCC).

Confira o edital aqui.

Concurso Cartório TJ PA

O último concurso para Cartório do Tribunal de Justiça do Pará teve seu edital publicado em 2015, tendo sido homologado em 2018. Foram ofertadas, ao todo, 271 vagas, dentre as quais 181 eram para provimento e 90 para remoção. Foram aprovados 554 candidatos. O concurso foi organizado pela Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES).

Confira o edital aqui.

Concurso Cartório TJ MA

O último concurso para Cartório do Tribunal de Justiça do Maranhão teve seu edital publicado em 2016, tendo sido homologado em 2017. Foram ofertadas, ao todo, 91 vagas, dentre as quais 61 eram para provimento e 30 para remoção. Foram aprovados 341 candidatos.

O concurso foi organizado pela Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES).

Confira o edital aqui.

 

Conheça o CERS Play e se prepare com antecedência!

Está se preparando para concurso? O CERS Play para Cartório é uma novidade que vai revolucionar os seus estudos! Trata-se de sistema de assinatura que inclui cursos preparatórios completos e diversas ferramentas e benefícios exclusivos, que vão te auxiliar a melhorar ainda mais sua forma de estudar.

Ficou interessado? Clique aqui e conheça melhor o plano Cartório Premium.

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS