Mais Concursos federais. O presidente Lula confirmou que pretende incentivar uma maior realização de concursos públicos federais em 2024. A declaração foi feita durante uma live e, segundo o gestor, o objetivo será repor a demanda de servidores do Governo Federal. Para ele, o número atual é desproporcional.
Leia também: CNU publica extrato de contrato com a Cesgranrio
Concursos federais e a fala do presidente
“Até hoje nós não recompusemos o quadro de funcionários. Obviamente vamos ter que fazer mais concursos para preencher e atender a demanda de funcionários”, disse.
Ampliação dos ministérios
De acordo com o presidente, a ampliação no número de ministérios foi favorável à estrutura do governo, mas não estava nos planos aumentar o número de cargos. Contudo, Lula esclareceu que, agora, o número de servidores não é proporcional com a quantidade de pastas, pois foram recriadas com menos funcionários, se comparado ao seu primeiro mandato. Por isso, será preciso realizar mais concursos. Dai a necessidade de Mais Concursos federais.
Mais com menos?
“Recriamos os ministérios com uma decisão que não iríamos aumentar um único cargo. Ou seja, só para você ter ideia, nós remontamos o governo, recriamos os ministérios, com menos funcionários que tínhamos no governo em 2010. Vamos ter que fazer concurso”, explicou Lula.
Mais Concursos federais: reposição de servidores
O presidente enfatizou, ainda, que a reposição de servidores vai ao encontro da sua política de inclusão social, visando combater temas como as queimadas, desmatamento e crime organizado. Segundo Lula, não há como avançar em nenhum desses temas se não houver servidores e, por isso, serão realizados mais concursos públicos.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques