Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Aprovação da LDO 2024 reforça possibilidade de novos concursos federais

Joffre Tenorio
Por:
Publicado em 02/02/2024, às 16:20 Atualizado em 05/02/2024 às 08:02

A Aprovação da LDO 2024 é uma excelente sinalização para a abertura de novos editais federias no próximo ano. O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira, 19, o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024. O texto foi sancionado pelo presidente da república e traz a possibilidade de concursos públicos federais no próximo ano.

Leia também: Panorama de concursos com a LDO 2024

Aprovação da LDO 2024

A LDO tem o objetivo de estipular as regras para o Orçamento da União do ano subsequente a sua aprovação. Os parlamentares acataram o substitutivo do relator na Comissão Mista de Orçamento (CMO), o deputado Danilo Forte (União-CE). O documento indica, por exemplo, que o salário mínimo pode ser reajustado para R$1.389 em 2024 e R$1.435 em 2025.

Mais detalhes

Ainda segundo o texto, os gastos com pessoal e encargos sociais, por órgão, devem trazer o detalhamento dos valores correspondentes aos concursos públicos, à reestruturação de carreiras, aos reajustes gerais e específicos, e às demais despesas relevantes.

Aprovação da LDO 2024 e os concursos federais

A LDO sendo aprovada cauda impacto direto na futura abertura de novos editais de concursos do governo federal. De modo geral, a LDO autoriza novos certames e vagas, desde que observada a existência de prévia e suficiente dotação orçamentária e os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Algumas autorizações a partir da LDO:

– A criação de cargos, funções e gratificações por meio de transformação de cargos, funções e gratificações que, justificadamente, não implique aumento de despesa;

– O provimento em cargos efetivos e empregos, funções, gratificações ou cargos em comissão vagos, que estavam ocupados em março de 2023, e cujas vacâncias não tenham resultado em pagamento de proventos de aposentadoria ou pensão por morte;

– A contratação de pessoal por tempo determinado, quando caracterizar substituição de servidores e empregados públicos;

– O provimento de cargos efetivos civis ou militares, o aumento de despesas com pessoal relativas à concessão de quaisquer vantagens, aumento de remunerações ou alterações em estruturas de carreiras, não abrangidos nos itens 1 ao 3, até o montante das quantidades e dos limites orçamentários para o exercício e para a despesa anualizada constantes de anexo específico da LOA 2024, cujos valores deverão constar de programação orçamentária específica;

– A reestruturação de carreiras que não implique aumento de despesa.

Aprovação da LDO 2024 traz previsão de 50 mil vagas em concursos

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o ano de 2024 encaminhado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional, em setembro, e aprovado esta semana, fixa as despesas para o próximo ano e prevê mais de 50.570 vagas em concursos públicos.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Joffre Tenorio
Por:
Autor

Jornalista e professor. Conteudista do CERS e Portal Exame de Ordem. Consultor de Comunicação da Associação Nacional de Apoio aos Concursos Públicos e Exames - ACONEXA. Vencedor por três vezes do Prêmio Nacional Allianz Seguros de Jornalismo, ganhador da Medalha do Mérito Jornalístico da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco e atuando na produção de conteúdo sobre concursos, educação e área jurídica desde 2009.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a