Concursos ambientais autorizados pelo governo federal
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Concursos ambientais estão no pacote anunciado pelo governo federal. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima (MMA) recebeu autorização para abrir o seu concurso público. O aval do Ministério da Gestão e Inovação em Serviço Público foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 02 de maio.
Leia também: Mapas mentais podem te ajudar na aprovação em concurso público
Concursos ambientais MMA: vagas e salários
A autorização, que já havia sido anunciada pela ministra Marina Silva, é para 98 vagas de analista ambiental, cargo destinado a quem possui o nível superior em qualquer área. A remuneração em início de carreira é de R$10.014,71, já considerando o reajuste salarial sancionado pelo presidente Lula e o auxílio-alimentação de R$658.
Previsão do edital
O edital será publicado em até seis meses, ou seja, até o próximo dia 02 de novembro de 2023. As provas serão aplicadas dois meses após a publicação do edital, devendo acontecer até janeiro de 2024.
Os últimos Concursos ambientais
Há anos que o Ministério do Meio Ambiente vinha lutando para conseguir autorização para um novo concurso público, haja vista que o último edital foi publicado em 2010. O objetivo principal do certame é suprir a demanda do quadro de servidores. O ministério chegou a solicitar 118 vagas para o cargo de agente de administração e 38 para analista ambiental, que exigem, respectivamente, níveis médio e superior.
Os cargos
Os últimos Concursos ambientais, mais precisamente a última seleção do Ministério do Meio Ambiente para o cargo de agente administrativo foi realizada pelo Cebraspe, com 200 vagas. Os candidatos tiveram que realizar uma prova objetiva com 120 questões distribuídas em Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Relações Humanas e Gestão administrativa. Já para analista ambiental, o último aconteceu em 2010, também pelo Cebraspe. Neste caso, a seleção consistiu de prova objetiva, com 120 questões, e prova discursiva, com nota técnica e um parecer técnico.