Concurso Unificado CNU: governo estuda nova edição em 2025
Vem ai uma segunda edição do Concurso Unificado CNU? Após reunir mais de 6 mil vagas em diversos órgãos, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) já projeta uma nova edição do Concurso Nacional Unificado que, possivelmente, poderá ocorrer em 2025. Portanto, o ENEM dos concursos veio de fato para ficar.
Leia também: Concurso Nacional: a maioria dos inscritos ganha até três salários mínimos
Concurso Unificado CNU: governo estuda nova edição em 2025
Em coletiva realizada nesta sexta-feira, 23, em Brasília DF, acerca dos dados referentes às inscrições do CNU, a secretária executiva do MGI, Cristina Mori, informou que o órgão estuda a possibilidade de uma nova seleção para o ano que vem.
Tudo depende das vagas abertas
Apesar disso, a secretária ponderou que um novo edital depende das vagas que serão autorizadas pelo MGI, além do orçamento disponível para a execução de outro processo seletivo nacional.
“Estamos começando os estudos agora para entender se vamos ter um número de vagas que justifique a realização de um concurso em escala nacional, como estamos fazendo agora. As vagas que são autorizadas dependem dos órgãos que nos mandaram, então certamente requer uma nova articulação com um novo conjunto de órgãos que tenham vagas supostamente aprovadas”, reforçou.
Modelo aprovado
Em caso de uma nova edição do Concurso Unificado CNU, a ministra do MGI, Esther Dweck, reforçou na coletiva que o modelo de distribuição por blocos deverá ser mantido. A estruturação do bloco, por sua vez, dependerá dos novos cargos e órgãos que serão contemplados na 2ª edição do CNU.
Autorizações para novos editais federais
Com o início dos estudos orçamentários para viabilizar a 2ª edição do Concurso Unificado, a expectativa se volta para as novas autorizações. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos é o órgão responsável por conceder as autorizações para os editais no Executivo Federal. Na coletiva, a ministra confirmou que novos concursos serão autorizados em breve, sendo que os primeiros órgãos contemplados poderão ser divulgados já no mês de março.
Resumo do Concurso Unificado CNU
Instituto: mais de 20 órgãos do Executivo Federal
Situação atual: inscrições encerradas
Banca: Fundação Cesgranrio
Cargos: diversos
Escolaridade: níveis médio e superior
Vagas: 6.640
Remuneração: até R$23.579,71
Inscrições: 19 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024
Data da prova objetiva: 5 de maio
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques