Os trâmites conclusivos para o edital do concurso TSE Unificado avançaram. O contrato com o Cebraspe, banca responsável pelo certame, já foi incluído no portal de Compras do Governo Federal. Após a contratação da organizadora, a publicação do edital fica iminente. O documento com as regras do concurso já pode ser disponibilizado nos próximos dias.
Leia também: Concurso MPF Procurador inicia escolha da banca
Edital do Concurso TSE Unificado
Oficialmente, o Tribunal Superior Eleitoral informou apenas que o concurso seria aberto no primeiro semestre de 2024. Desta forma, a Justiça Eleitoral não informou com precisão uma data prevista para a divulgação do edital. Mas, diante de todos os preparativos que estamos observando, é bom ficar atento pois este tão esperado edital pode sair a qualquer momento.
Vagas
O concurso unificado da Justiça Eleitoral terá 520 vagas para técnicos e analistas judiciários, a serem distribuídas entre o TSE e os 26 Tribunais Regionais Eleitorais do país. Apenas o TRE do Tocantins não participará da seleção por ainda ter edital em validade. As provas serão aplicadas nas cidades sedes dos tribunais, de forma simultânea.
Cotas
A resolução do Concurso TSE Unificado informa que 33% das vagas serão reservadas às cotas. Os percentuais serão para os seguintes grupos:
– 20% das vagas para pessoas negras
– 10% das vagas para pessoas com deficiência
– 03% das vagas para pessoas indígenas
Cebraspe é nova banca
Em dezembro de 2024, o TSE informou que a FGV tinha sido escolhida como a banca do concurso unificado. Porém, no dia 2 de janeiro, os candidatos foram surpreendidos com a notícia sobre a mudança da organizadora. O Tribunal Superior Eleitoral esclareceu que a FGV não atendeu a um dos requisitos que tratava da reserva de vagas a Pessoas com Deficiência (PcD), prevista no artigo 93 da Lei nº 8.213/1991.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques