Concurso TSE: o silêncio continua
No final de julho, nossa equipe conseguiu apurar a informação de que o Concurso TSE não será mais unificado. Informamos em primeira mão por compromisso com nossos leitores e seriedade da marca CERS. Na mesma ocasião, alguns Tribunais Regionais se posicionaram pontuando que a definição sobre o concurso sairia no Colégio de Presidentes, realizado entre os dias 17 e 19 de agosto. Eis que terminou o encontro, faz tempo inclusive, e o TSE mantém um silêncio que incomoda. De nossa parte, seguimos com a mesma informação: o Concurso TSE não será mais unificado.
Leia também: Fim do Concurso TSE Unificado: Como fica agora? Entenda
Concurso TSE: o silêncio que incomoda
A expectativa era de que, no dia 19 de agosto, após o fim das reuniões do Colégio de Presidentes dos TREs, realizado no Espírito Santo entre os dias 17 e 19 de agosto, fosse publicada uma ATA, com as informações sobre o concurso. Todavia, o documento ainda não veio a público e, segundo nossas fontes, nenhum TRE está autorizado a falar sobre o certame. Enquanto isso, o silêncio impera, e voltamos a defender que o concurso NÃO será unificado.
Concurso TSE: Como fica agora?
Com a confirmação, em agosto, de que o concurso não será mais unificado, milhares de candidatos estão se perguntado como fica o certame a partir desta mudança. O momento é de manter a calma e seguir estudando.
“É claro que a notícia, em um primeiro momento, assusta os concurseiros. Mas, no fundo, é uma boa informação. Ao invés de um único edital, poderemos ter 27 editais. Mutos inclusive já estão adiantados, como por exemplo, os TRE’s de Minas Gerais, Pernambuco e Ceará, que inclusive já começou a formar a comissão que ficará responsável pelo concurso. Portanto, siga estudando normalmente”, orienta o professor e fundador do CERS Cursos Online, Renato Saraiva.
Renato Saraiva
O que estudar?
Ainda segundo o professor Renato Saraiva, o conteúdo a ser estudado deve sofrer pouquíssimas alterações, uma vez que a legislação cobrada deverá ser a mesma, sendo o concurso unificado ou não.
“Os inúmeros concursos dos TREs, que logo terão seus editais publicados, visto o déficit de pessoal e as eleições municipais que se avizinham, provavelmente terão conteúdo idêntico, salvo o tema regimento interno. Enfim, a noticia, ao final, volto a ressaltar, pode ser boa para aqueles que almejam ser servidores de um Tribunal Regional Eleitoral”, pontua.
.Renato Saraiva
Novo cronograma
Infelizmente, ainda precisamos esperar até que o TSE publique a ATA do 82º COPTREL, que deverá corroborar a nossa informação de que o concurso TSE não será unificado, para que os Tribunais Regionais comecem a organizar seus próprios cronogramas. Até lá, sigam estudando e acelerando o ritmo de preparação, pois nos próximos meses, de certo, teremos editais de vários TRE’s.