Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Concurso PC AL: Provas em Janeiro!

Avatar de Paolo Lima
Por:
Publicado em 04/11/2021, às 08:10 Atualizado em 04/11/2021 às 09:11

Atenção, concurseiros! A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag AL) anunciou que as provas do Concurso PC AL devem ser aplicadas no dia 30 de janeiro de 2022!

O certame já havia aplicado suas provas, no entanto, após denúncias de fraudes, as provas foram anuladas. O anúncio havia sido feito pelo secretário Fabrício Marques Santos, em live realizada nas redes sociais da Seplag AL. Na ocasião, foi anunciado ainda que os Concursos PM AL e CBM AL também serão anulados.

Após as suspeitas de fraude, a Operação Loki foi deflagrada pela Polícia Civil, com o objetivo de averiguar as suspeitas. As investigações confirmaram a existência de esquema em nível nacional que atuou em diversos certames, inclusive os supracitados. Na impossibilidade de determinar todos os envolvidos nas fraudes, foi decidido pelo cancelamento do concurso.

Confira abaixo mais informações

Quer se preparar para o Concurso PC AL?

Curso Reta Final 2021

Nota Oficial da Seplag AL

“A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) decidiu cancelar as fases já realizadas de três concursos da Segurança Pública, após o resultado da primeira fase da Operação Loki, deflagrada pela Polícia Civil. A investigação constatou a atuação de um esquema nacional criminoso, que estaria agindo contra a lisura não só das provas da PMAL, mas também de outros dois certames: o da Polícia Civil e o do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

Dada a extensão da fraude, os resultados preliminares da investigação em andamento deixam clara a impossibilidade da plena identificação de todos os que se beneficiaram com o crime, de forma que impede a exclusão apenas dos envolvidos no esquema, conforme preveem os itens 15.27 e 15.28 do edital:

15.27 Se, a qualquer tempo, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por investigação policial, que o candidato se utilizou de processo ilícito, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do concurso público.

15.28 O descumprimento de quaisquer das instruções supracitadas constituirá tentativa de fraude e implicará a eliminação do candidato do concurso.

A decisão, já informada à Justiça, busca assegurar que apenas os candidatos que, de fato, possuam as qualificações necessárias ao ingresso no serviço público sejam os verdadeiros aprovados. A Seplag lamenta a medida, que se faz necessária para que seja mantida a integridade e a transparência de um processo seletivo tão significativo para a população alagoana, e repudia a ação dos envolvidos no crime.

A Secretaria entende que a decisão tomada é a única que está alinhada aos princípios que regem a realização de um concurso público e, mais ainda, que pode honrar cada momento de estudo dedicado pelos candidatos ao ingresso no quadro de servidores públicos de Alagoas.”

Calendário do Concurso

Período de Inscrições: 07/06 a 12/07/2021
Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição: 07 a 21/06/2021
Provas Objetiva e Discursiva: 30/01/2022
Gabarito Preliminar: A definir
Resultado Final da Prova Objetiva: A definir

Concurso DPC AL

O edital do Concurso PC AL para Delegado está previsto para sair até outubro. A informação foi dada pelo secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos, em entrevista à Folha Dirigida. O concurso para delegado já foi aprovado pela PGE, em julho. A previsão é de que sejam ofertadas 40 vagas.

Requisitos e Vagas

O Concurso PC AL deverá ofertar 500 vagas, divididas da seguinte forma:

– Agente: 368 vagas;
– Escrivão: 132 vagas.

Para ambos os cargos, os candidatos devem possuir diploma em instituição de ensino superior, no entanto, para o cargo de agente, é necessário que o candidato possua também Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Remuneração

Ambos os cargos possuem remuneração inicial no valor de R$ 3.971,76.

Etapas do Concurso PC AL

O Concurso PC AL será formado pelas seguintes etapas:

– Prova Objetiva (caráter eliminatório e classificatório);
– Prova Discursiva (caráter eliminatório e classificatório);
– Teste de Aptidão Física (caráter eliminatório);
– Avaliação Médica (caráter eliminatório);
– Sindicância da Vida Pregressa (caráter eliminatório);
– Curso de Formação Profissional (caráter eliminatório e classificatório).

– Prova Objetiva

Serão duas provas, sendo a primeira composta de 50 questões de conhecimentos gerais e a segunda de 70 questões de conhecimentos específicos. Ambas as provas serão do tipo CERTO e ERRADO, no qual uma questão errada anula uma certa.

A prova possuirá duração de 4h30min.

– Prova Discursiva

A prova discursiva avaliará o conteúdo (desenvolvimento do tema), a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da língua portuguesa. O candidato deverá produzir, conforme o comando formulado pela banca examinadora, texto dissertativo, primando pela coerência e pela coesão.

A prova discursiva valerá 20,00 pontos e será constituída de redação de, no máximo, 30 linhas acerca de tema de atualidades.

– Teste de Aptidão Física

O teste de aptidão física será formado pelos seguintes testes:

a) flexão abdominal;
b) tração na barra fixa (sexo masculino) ou isometria (sexo feminino);
c) flexão de braços no solo;
d) corrida de 12 minutos (sexos masculino e feminino).

Último Concurso

O último concurso para a polícia civil do Estado de Alagoas foi realizado no ano de 2012. À época, foram disponibilizadas 400 vagas, sendo 240 para agente de polícia e 120 para escrivão. As remunerações para os cargos partiam da casa do R$ 2.071,80.

Resumo do Concurso PC AL

Concurso: Polícia Civil de Alagoas
Cargos: Agente e Escrivão de Polícia
Vagas: 500

Banca: CEBRASPE
Status: Edital Publicado
Link do Edital (págs. 73 a 91)

Confira nosso panorama de concursos para área policial!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Paolo Lima
Por:
Autor

Analista de Conteúdos CERS. Advogado, pós-graduado em Direito Penal.

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a