Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Concurso Cartório MG: determinada reavaliação de peças práticas!

Rayssa Leal
Por:
Publicado em 28/10/2020, às 09:50 Atualizado em 28/10/2020 às 10:50

Atenção, concurseiros! Foi publicado no site da banca organizadora do Concurso Cartório MG, Consulplan, que as peças práticas de diversos candidatos do certame serão reavaliadas. Saiba mais!

Reavaliação das peças práticas

Conforme publicação realizada no dia de ontem no site da Consulplan, em conformidade com decisão proferida pelo Conselheiro Luiz Fernando Tomasi Keppen no dia 21 de outubro, foi dada a informação que mais de 80 candidatos terão suas peças práticas reavaliadas.

Dessa forma, as notas desses candidatos podem ser alteradas após essa nova avaliação. Vale lembrar que o concurso já estava em fase de exames de personalidade. Com isso, algumas fases do certame, como a Prova Oral, podem ser aplicadas para esses candidatos, caso novos estejam habilitados após reavaliação das peças práticas.

Para conferir a lista completa de candidatos que terão suas peças práticas reavaliadas, clique aqui.

Convocação para os exames de personalidade

O Concurso Cartório MG convocou todos os aprovados na Prova Escrita e Prática do certame para a realização dos exames de personalidade. Nessa fase do certame serão avaliados requisitos como: atenção e concentração, busca de conhecimentos, capacidade de análise e síntese, entre vários outros que podem ser conferidos no documento na página do concurso.

Orientações para a Prova Oral

Foi divulgado no dia 14 de setembro, as orientações para os candidatos que forem realizar a etapa de Prova Oral do Concurso Cartório MG. Dentre elas, podemos citar o tópico 5, que determina que essa etapa valerá até 10 pontos e possuirá peso 4 na nota final.

Outras informações valiosas também foram divulgadas, como a irrecorribilidade do resultado da Prova Oral, a impossibilidade de consulta de material não disponibilizado pela Comissão Examinadora e a confirmação de que também será avaliado o domínio da língua portuguesa pelo candidato.

Recomendamos a todos os candidatos a leitura da íntegra do documento.

Ainda não foi estabelecida uma data para a realização da Prova Oral, no entanto, de acordo com o documento, esta será divulgada com pelo menos 5 dias de antecedência.

Resultado da Prova Escrita e Prática divulgado!

Foi divulgado no dia 10 de setembro o resultado da Prova Escrita e Prática do Concurso Cartório MG! O resultado pode ser acessado de forma individual através da página do concurso. O concurso oferece um total de 696 vagas, divididas entre os critérios de Provimento e Remoção.

Quer se preparar para a Prova Oral do Concurso Cartório MG?

Curso | Concurso Cartório MG (TJMG) | Tabelião | Preparatório Prova Oral

Nosso preparatório para a Prova Oral funciona através de um sistema de simulações de arguições da prova oral, aplicadas semanalmente, conduzidas por membros da carreira nos moldes do seu edital.

Os professores elaboram questões inéditas e aplicam exercendo o papel de examinador, seguindo o perfil da Banca para deixá-lo apto e familiarizado com a prova oral do concurso.

Tem alguma dúvida sobre nosso preparatório para a prova oral? Clique aqui e nós entraremos em contato com você

 

Comissão do novo concurso alterada

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais divulgou na terça-feira, 14/04, uma portaria que altera os membros que irão compor a comissão examinadora de seu próximo concurso.

Conforme a portaria, houve a substituição da Promotora de Justiça Maria Fernanda Araújo Pinheiro Fonseca pelo também Promotor, Gilberto Osório Resende.

Os demais membros se mantém os mesmos divulgados anteriormente, em janeiro, conforme exposto abaixo:

Aguarda-se agora a divulgação da banca. Ainda é esperado para esse ano a publicação do edital.

Conheça mais sobre os tão disputados concursos para cartório.

Concurso Cartório MG – 2019

Há um concurso Cartório TJ MG em andamento para outorga de delegações de notas e de registro, o certame aplicará a prova oral e a avaliação de títulos, que espera-se que seja ainda esse ano.

Publicação do edital

O edital do concurso Cartório TJ MG foi publicado no dia 02 de abril de 2019. As inscrições puderam ser realizadas no site da Consulplan e custaram R$ 250. O certame ofertou 696 vagas para outorga de delegações de notas e de registro do estado de Minas Gerais, distribuídas da seguinte forma:

Além disso, 10% dos serviços vagos são reservados aos candidatos com deficiência.

Vagas concurso cartório MG 2019

Etapas do concurso Cartório TJ MG 2019

a) Prova Objetiva de Seleção;
b) Prova Escrita e Prática;
c) Comprovação dos Requisitos para Outorga de Delegações;
d) Prova Oral;
e) Exame de Títulos.

– Prova Objetiva

A aplicação das provas ocorreu em Belo Horizonte – MG. A avaliação teve a duração de cinco horas, com 100 questões de múltipla escolha.

Questões concurso cartório MG 2019

– Prova Escrita e Prática

É composta de 01 dissertação (03 pontos), 01 peça (03 pontos) e 04 questões discursivas (01 pontos cada), sobre as seguintes disciplinas:

– Registro Públicos;
– Direito Constitucional;
– Direito Administrativo;
– Direito Tributário;
– Direito Civil;
– Direito Processual Civil;
– Direito Penal;
– Direito Processual Penal;
– Direito Comercial;
– Conhecimentos Gerais.

Para não ser eliminado do concurso, é necessário que o candidato atinja no mínimo 5 pontos.

– Prova Oral

Para ser considerado aprovado nesta etapa, faz-se necessário que o candidato obtenha no mínimo 5 pontos, além disso, a prova é constituída de arguições públicas, feito pela banca examinadora.

– Avaliação de Títulos

A nota final do concurso é calculado através da seguinte fórmula:

NF = [(P2 × 4) + (P3 × 4) + (T × 2)] ∕ 8, na qual P2 é a prova escrita e prática, P3 a prova oral e T a avaliação de títulos.

Resumão do Certame – 2019

Concurso: Cartório MG 2019
Vagas: 696
Banca Organizadora: Consulplan
Data da Prova Oral: A definir
Status: Resultado da 2ª fase divulgado

Resumão do Certame – 2020

Concurso: Cartório MG 2020
Vagas: A definir
Banca Organizadora: A definir
Período de inscrições: A definir
Status: Banca definida

Quer se preparar para o Concurso Cartório MG?

Curso para concurso cartório MGEspecialmente para você se preparar bem para concursos públicos na área de cartório, o CERS Cursos Online oferece o CURSO COMPLETO PARA CARTÓRIO. O preparatório abrange todas as fases (OBJETIVA, SUBJETIVA e ORAL) dos certames para OUTORGA DE DELEGAÇÃO DE SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTRO PÚBLICOS (CARTÓRIO).
Ademais, o curso é coordenado pela renomada tabeliã Martha El Debs. Certamente é composto por uma equipe de professores e mestres qualificados, profissionais da área notarial e registral. Portanto, um corpo docente consagrado no mercado por livros e reconhecimento dos alunos.
Clique aqui para saber mais.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Rayssa Leal
Por:
Autor

Analista de Conteúdos CERS. Estudante de Direito na Universidade Federal de Pernambuco. Aprovada no 35º Exame de Ordem.

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a