Concurso Nacional Unificado: prazo para adesão termina esta semana saiba quem já confirmou
Prazo de adesão ao Concurso Nacional Unificado está se esgotando. Os órgãos públicos federais e ministérios têm até esta sexta-feira (29) para manifestarem interesse em aderir ao Concurso Unificado do governo federal. Até o momento, o novo formato de certame já conta com a adesão de 10 órgãos, segundo lista preliminar divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que será o responsável pela seleção. Contando com os confirmados, já são pelo menos 4.800 vagas.
Leia também: Como será o Edital Unificado do Governo Federal
Concurso Nacional Unificado: os confirmados
Até agora, confirmaram adesão o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
Lista preliminar de vagas
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – 814 vagas
Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) – 502 vagas
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) – 1.250 vagas
Ministério da Saúde (MS) – 220 vagas
Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) – 900 vagas
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – 895 vagas
Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) – 30 vagas
Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) – 40 vagas
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) – 50 vagas
Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) – 100 vagas
Quem ainda não confirmou
Os órgãos que não aderiram ao Concurso Nacional Unificado poderão realizar concursos separados. São eles: a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Detalhes do Unificado
O novo Concurso Nacional Unificado possibilita que os candidatos concorram a várias vagas de uma mesma área de atuação. No momento da inscrição, os concurseiros optarão por um dos blocos das áreas de atuação disponíveis. Em seguida, o candidato escolherá o cargo ou a carreira, por ordem de preferência, entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha. A publicação do edital de abertura do concurso está prevista para até 20 de dezembro, segundo o MGI.
Blocos temáticos
As oportunidades foram divididas em oito blocos temáticos: administração e finanças; setores econômicos, infraestrutura e regulação; agricultura, meio ambiente e desenvolvimento agrário; educação, ciência, tecnologia e inovação; políticas sociais, justiça e saúde; trabalho e previdência; dados, tecnologia e informação pública e nível intermediário.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques