MENU

Todas as regiões

FECHAR

Concurso Nacional Unificado: órgãos negociam participação e AFT segue indefinido

Por:
Publicado em 12/09/2023, às 17:44

O Concurso Nacional Unificado vem dando o que falar. Os órgãos federias interessados em aderir a modalidade unificada de seleção, têm até o dia 29 de setembro para confirmarem a participação. Neste contexto, surgiu a possibilidade do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), incluir o concurso AFT, para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho, no certame Unificado do Governo Federal. Porém, a categoria logo veio a público demonstrar preocupação, uma vez que a carreira do AFT tem exigência s e peculiarizardes que não conseguem ser aferidas em uma prova unificada. Desta forma, a entre do concurso no edital unificado segue indefinida até o momento.

Leia também: Associação de Auditores Fiscais do Trabalho rejeita ideia de concurso AFT unificado

Concurso Nacional Unificado: AFT segue indefinido

Na semana passada, a Associação Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – ANAFITRA, emitiu uma nota técnica endereçada ao Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, onde deixa claro que as exigências específicas da função não conseguem ser aferidas a partir de uma prova unificada. O sindicato que representa a categoria também demonstrou preocupação, caso o certame AFT seja feito pelo modelo unificado do governo federal.

Prejuízos para a fiscalização

A nota técnica faz um importante alerta sobre os prejuízos que a fiscalização trabalhista poderá sofre no Brasil e ressaltou as especificidades da carreira do AFT.

“As atividades inerentes à Fiscalização do Trabalho abrangem rol diversificado de atribuições que exigem conhecimentos e atuações especializadas, a exemplo do combate à informalidade, em suas várias manifestações contemporâneas; da promoção da segurança e saúde nos ambientes de trabalho, visando a redução dos acidentes e doenças ocupacionais; do combate e eliminação do Trabalho Infantil e do Trabalho Escravo; do enfrentamento da discriminação e do assédio moral e sexual nas relações de trabalho; do cumprimento da legislação relacionada à aprendizagem profissional e à inclusão de pessoas com deficiência e reabilitadas; da fiscalização do FGTS, entre outros direitos trabalhistas”.

ANAFITRA

Confira AQUI a íntegra da Nota Técnica da ANAFITRA.

Como fica o concurseiro?

Nosso conselho é mantenha a calma e siga normalmente a sua rotina de estudos visando o Concurso AFT. Vamos aguardar e ver como fica. O importante é manter-se estudando e se preparando. Mesmo que o certame AFT seja adicionado ao Concurso Nacional Unificado, de certo haverá uma etapa específica de prova para a aferição do conteúdo específico do AFT. Portanto, é importante que você estude da mesma maneira que vem fazendo até aqui.

Concurso Nacional Unificado: adesão é voluntária

A adesão ao CNU, também chamado de “Enem dos Concursos”, é voluntária. Isto é, cada órgão ou ministério pode escolher se vai participar ou não da seleção nesse formato.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques