Concurso MP AC é reforçado por reforma administrativa do órgão
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O Concurso MP AC, já anunciado pelo Ministério Público do Acre para servidores está cada vez mais próximo de ter edital publicado. No início desta semana, foi sancionada a nova lei de Planos, Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), que altera a lei orgânica do MP AC, extingue 40% dos cargos comissionados e reajusta salários para funções de confiança. A lei incorpora ainda o adicional de titulação aos vencimentos e adota o regime de gestão por competências. Estas novas regulamentações, impostas pela Lei, eram consideradas necessárias para a realização de um novo concurso.
Leia também: Concurso TSE não será mais unificado?
Concurso MP AC: avanços importantes
O procurador geral do MP AC, Danilo Lovisaro, ressaltou a importância da lei para agilizar a realização de um novo concurso, bem como valorizar o servidor público.
“Sempre reconhecemos no passado o avanço que ocorreu em outras gestões e acreditamos que é possível avançar cada vez mais e construir um Ministério Público moderno, dinâmico em todos os seus aspectos, que busca o pleno respeito aos seus servidores, que incentiva o aperfeiçoamento e busca sobretudo a eficiência do serviço público”, disse o procurador geral de justiça do estado, Danilo Lovisaro.
Danilo Lovisaro
Cargos e vagas
Ainda não há uma definição oficial sobre cargos e vagas que poderão ser oferecidos pelo novo certame planejado pelo MP AC. No entanto, o certame já conta com recursos orçamentários previstos desde 2022. A expectativa é de que a oferta de vagas seja anunciada em breve. Somente então poderá ser iniciado o processo de escolha da banca organizadora, procedimento indispensável para confirmação da data de publicação do edital.
Concurso MP AC: como foi a última seleção
O último concurso MP AC para servidores ocorreu há exatamente dez anos, em 2012, quando foram oferecidas 200 vagas para analistas, com exigência de nível superior, sendo 150 para preenchimento imediato e 50 para formar cadastro reserva de pessoal. A banca organizadora, na ocasião, foi a FMP Concursos.
A seleção foi composta de 80 questões objetiva e redação. Assim distribuídas:
Língua portuguesa – 22 questões
Legislação -13 questões
Matemática/raciocínio lógico – sete questões
Informática – oito questões
Conhecimentos específicos – 30 questões