Concurso do TSE Unificado: presidente dos TRE’s preocupados com déficit de pessoal
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Novidades sobre o Concurso do TSE Unificado. Na última sexta-feira, foi encerrado, em Brasília, após dois dias de debate, o 81º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (81º Coptrel). Ao fim do evento, foi apresentada a Carta de Brasília, cidade sede desta edição do evento. No documento, os presidentes dos TREs destacam a necessidade de investimentos na área de Tecnologia da Informação além de exporem a preocupação com o déficit de pessoal devido ao crescente número de aposentadorias.
Leia também: Mentoria mostra com ser aprovado no concurso TSE
Concurso do TSE Unificado: urgente
Por conta da enxurrada de aposentadorias em todos os Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil, os presidentes, ainda durante o encontro, pediram a que esse déficit fosse levando em conta na adequação ao cronograma do concurso público tendo em vista as aposentadorias.
Valorização dos servidores
A solicitação de implementação de medidas para o reconhecimento e valorização dos servidores de Tecnologia tem por objetivo à retenção de talentos. A pauta foi apresentada pelo presidente do TRE de São Paulo, Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, que destacou as dificuldades enfrentadas pelos tribunais com a perda desses profissionais para a iniciativa privada.
Proposta bem vista
O presidente do Coptrel e presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, endossou a proposta apresentada pelo TRE-SP sobre o Concurso do TSE Unificado e valorização dos servidores.
“Acredito que a questão dos profissionais de TIC é a mais importante do encontro. A valorização dos servidores da área de tecnologia se torna ainda mais essencial considerando o momento em que estamos vivendo, com a proliferação de notícias falsas, o que tem sido um golpe para a democracia”, destacou. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos membros do Colegiado.
Agilidade no concurso
Por se tratar de tema sensível e de grande relevância para a Justiça Eleitoral, a Carta de Brasília reitera ainda a proposta, já encaminhada por meio da Carta de São Luís ao TSE, acerca da necessidade de adequação do cronograma do Concurso do TSE Unificado. A programação do TSE atual prevê edital em agosto e provas este ano.