Acompanhe o andamento do Concurso do Cartório TJPR - Portal de notícias CERS

Acompanhe o andamento do Concurso do Cartório TJPR

A lista de delegações vagas oferece 460 comarcas, sendo 315 para ingresso e 145 para remoção. 

Manoela Moreira
Por:
Atualizado em 03/07/2019 - 17:18
Fique por dentro do concurso para cartório TJ PR.

Os candidatos do Concurso para Outorga de delegações de notas e de registro do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ PR) tem o prazo para interpor recurso encerrado às 17h30 desta quarta-feira, dia 03 de julho.

Os interessados deverão realizar a interposição dos recursos contra a nota provisória obtida na prova escrita pelo endereço eletrônico do Núcleo de Concursos da Universidade do Paraná (UN/UFPR) . O certame, que se encontra na segunda fase(prova escrita), ainda contará com a prova oral e o exame de títulos.

Informações gerais sobre o andamento do Concurso

Em agosto de 2018 foi publicado edital do concurso para outorga de delegações de notas e de registro do Estado do Paraná. Em setembro daquele mesmo ano, contudo, as inscrições para o referido certame foram suspensas, em razão de decisão judicial. 

Apenas em outubro de 2019, o concurso foi retomado, tendo sido estabelecidas novas datas para a inscrição e realização das provas do concurso. O conteúdo programático e a estrutura do certame, contudo, não sofreram alterações.

Com a reabertura do prazo, um novo cronograma foi projetado. As Provas Objetivas para os concursos de provimento e remoção foram marcadas para o dia 24/02/2019. Já as Provas Escritas, foram marcadas para o dia 31/03/2019. Estas, contudo, foram novamente alteradas para o dia 28/04/2019

A Prova Objetiva foi realizada em 24/02/2019. Em 03/04/2019, foi publicado o resultado da prova objetiva, com os classificados para a Prova Escrita. 

A Prova Escrita, por sua vez, foi realizada em 28/04/2019. O resultado definitivo da Prova Escrita e os classificados para a Prova Objetiva ainda serão publicados, após o julgamento dos recursos interpostos. 

 

Resumão do certame

Status: Prova escrita realizada.

Vagas: 315 para provimento; 145 para remoção. 

Banca organizadora: Núcleo de Concursos da UFPR. 

Inscrições: De 15/10/2018 a 19/11/2018. 

Taxa de inscrição: R$ 240,00. 

Escolaridade: Nível Superior. 

 

Estrutura do certame

1. Etapas do Concurso

Prova objetiva; 

Prova Escrita;

Prova Oral;

Exame de Títulos e documentos. 

 

2.Provas Objetivas

Data de realização: 28/02/2019. 

Disciplinas:

I. Registros Públicos, Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Paraná e Normas Regulamentares da Corregedoria-Geral da Justiça: 25 questões; Peso: 0,1. 

II. Direito Constitucional: 10 questões; Peso: 0,1. 

III. Direito Administrativo: 10 questões; Peso: 0,1.

IV. Direito Tributário: 10 questões; Peso: 0,1.

V. Direito Civil: 15 questões; Peso: 0,1. 

VI. Direito Processual Civil: 05 questões; Peso: 0,1. 

VII. Direito Penal: 05 questões; Peso: 0,1. 

VIII. Direito Processual Penal: 05 questões; Peso: 0,1. 

IX. Direito Empresarial: 10 questões; Peso: 0,1.

X. Conhecimentos Gerais: 10 questões; Peso: 0,1.

Segundo o edital, as alterações normativas e legislativas relacionadas ao conteúdo programático, que entrassem em vigor até 20 dias antes da prova objetiva, serão objeto de avaliação. 

 

3. Provas Escritas

Data de realização: 31/03/2019. 

Composição: 

  1. Três questões discursivas valendo cada uma um ponto. 
  2. Peça prática. 

4. Prova oral

As datas e horários das provas serão informadas por meio de Edital específico a ser disponibilizado no site do TJ/PR. Portanto, permaneça de olho nesse portal!

Contudo, atenção: somente após o recebimento dos resultados dos exames  de saúde e psicotécnico é que o candidato poderá realizar Prova Oral.

5. Títulos

A convocação para apresentação de títulos far-se-á por publicação no Diário da Justiça Eletrônico e estará disponível no site do TJ/PR.

Sendo assim, o exame de títulos valerá, no máximo, 10 pontos, com peso 02.

6. Classificação final

A nota final do candidato será a média ponderada das notas das provas e dos pontos dos títulos, de acordo com a seguinte fórmula:

NF = [(P1X4) + (P2X4) + (TX2)] / 10 onde:
NF = Nota Final
P1 = Prova Escrita
P2 = Prova Oral
T = Títulos

Mas em caso de igualdade da nota final, para fim de classificação, terá preferência, sucessivamente, o candidato com:

a) Idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, considerando o candidato de mais idade até o último dia de inscrição neste Concurso, conforme estabelece o parágrafo único do art. 27 da Lei Federal nº. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso);

b) Maior nota sucessivamente, na Prova Escrita, na Prova Oral e na Prova Objetiva;

c) Exercício da função de jurado (art. 440 do Código de Processo Penal e Resolução nº 122 do CNJ);

d) Persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso que não se enquadra no subitem ‘a’, considerando ano, mês e dia e hora de nascimento.

 

7. Requisitos

– Provimento

  1. a) Identificação do estado civil e nacionalidade brasileira (certidão de nascimento ou de casamento, atualizada, ou título de cidadania);
  2. b) Exercício pleno de direitos civis e políticos;
  3. c) Quitação com as obrigações do serviço militar, se do sexo masculino;
  4. d) Aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, por meio de órgão médico oficial (atestado médico simples);
  5. e) Inexistência de antecedentes criminais ou civis incompatíveis com a outorga da Delegação;
  6. f) Certificado de conclusão do curso de bacharelado em Direito ou certificado de conclusão – (colação de grau), por instituição de ensino superior oficial ou devidamente reconhecida pelo MEC ou certidão do exercício, por dez anos completos até a data da inscrição, de função em serviço notarial ou de registro.

– Remoção

  1. a) Certidão de que cumpre o requisito previsto no artigo 17 da Lei Federal nº 8.935/94 e de que exerce a titularidade de delegação no Estado do Paraná há pelo menos dois anos.

 

Comissão do concurso para cartório TJ PR

A Comissão de Concurso é composta por:

– Desembargador Vitor Roberto Silva

– Desembargador Espedito Reis Do Amaral

– Marco Antonio Massaneiro

– Carlos Maurício Ferreira

– Vania Maria Da Silva Kramer

– Luiz Henrique Miranda

– Letícia Marina Conte

– Lucas Cavalcanti da Silva

– Fernando Da Silva Mattos

– Gustavo Bravo

– Evaristo Ferreira Dos Santos

– Emerson Norihiko Fukushima

– Luis Flávio Fidelis Gonçalves

– Giovana Manfron da Fonseca Maniglia

– Thiago Martins De Oliveira

– Gabriela Lucena Andreazza

Atualizações antes da publicação do edital do concurso TJ PR

Desde o dia 09 de fevereiro de 2018, foi publicada a realização de licitação para a banca organizadora do certame para outorga de delegação de notas e de registro do estado do Paraná. Tem interesse nesse concurso? Então confira a publicação na íntegra:

No entanto, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) já havia divulgado a comissão responsável pelo o Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Paraná.

O nome dos indicados foi publicado no Diário Eletrônico da Justiça, em 21 de setembro de 2017. Dessa forma, o próximo passo será a definição da banca organizadora da seleção.

Os candidatos devem possuir nível superior em Direito ou dez anos de atuação em serviço notarial ou de registro. Mas, até o momento, número de vagas e o cronograma do concurso de cartório 2018 ainda não foram divulgados.

 

cartório-tjpr

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Preparação

Você já pode iniciar os seus estudos com os melhores professores e se preparar com qualidade para o concurso para cartório do TJ PR! Pois é. Especialmente para você ficar mais perto da aprovação, o CERS lançou o curso para o concurso de Tabelião e Registrador de cartório do estado do Paraná.

Coordenado pela renomada professora Martha El Debs, o preparatório traz dicas teóricas, mas também resolução de questões. É importante ressaltar que o  formato “Teoria e Questões” possibilita uma imersão grande no conteúdo. Dessa forma, sua preparação será indispensável, dinâmica e ideal. O curso, portanto, é perfeito para a fixação dos principais pontos dos conteúdos programáticos.

Se você quer realizar o sonho de conquistar a sua vaga, então é preciso dar o primeiro passo o quanto antes! Aproveite e assista a primeira aula grátis do nosso curso para cartório do TJ PR. Descubra as vantagens de ser aluno CERS e como otimizar a sua preparação com um curso completo específico para o certame. Ainda dá tempo de você estudar com qualidade e ficar mais perto da aprovação! Saiba mais clicando na imagem abaixo:

Cartório TJ PR - 1ª Aula Grátis

Confira o Curso para o Concurso de Cartório do estado do Paraná

CURSO PARA O CONCURSO DE TABELIÃ E REGISTRADOR DO CARTÓRIO DO ESTADO DO PARANÁ - DICAS TEÓRICAS E RESOLUÇÃO DE QUESTÕESVANTAGENS DO CURSO

A) Aulas gravadas exclusivamente para esse curso e totalmente atualizadas com a legislação vigente, jurisprudências e doutrinas.

B) Material didático para acompanhamento das aulas.

C) Equipe de professores renomados composta por tabeliã e registrador, procuradores, promotores e advogados, todos dispostos a transmitir o conteúdo de forma didática e direcionado para a área registral e notarial.

NOSSOS DIFERENCIAIS:

A) Acelerador de Vídeos: aproveite uma nova funcionalidade do aplicativo CERS NO BOLSO, que permite adiantar trechos do conteúdo que você já assistiu e, dessa forma, aumenta sua produtividade nos estudos. Além disso, o acelerador também possui 04 opções de velocidade. Ou seja, uma ótima forma de otimizar seu tempo.

B) CERS no Bolso: agora você tem a possibilidade de assistir às aulas por meio de smartphones e tablets pelo aplicativo CERS NO BOLSO. Mas, a melhor parte é a facilidade de baixar as aulas e acompanhá-las no celular sem precisar de conexão com a internet. Para isso, portanto, é só realizar o download dos vídeos quando estiver conectado e assistir a mesma aula quantas vezes quiser durante 72h, um benefício exclusivo do app.

C) Plantão de dúvidas online: canal direto com o professor, que possibilita o esclarecimento de dúvidas por parte dos alunos via área do aluno no site CERS cursos online. Sendo assim, você tem assistência sempre que necessário!

D) Certificado: certificado de participação disponível após a conclusão do curso na área do aluno.

 

Já que você vai fazer o concurso para cartório do TJPR, então vale muito a pena conferir o artigo da professora Martha El Debs. Fique por dentro de tudo sobre os renomados concursos para cartório. Você vai entender quais são os serviços notariais, como ingressar na carreira, quem pode prestar o certame, como funciona a estrutura dos cartórios e muito mais!

Gostou dessa matéria? Então continue acompanhando o nosso Portal de Notícias!

COMENTÁRIOS