Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Concurso Cartório Maranhão: confira detalhes importantes

Joffre Tenorio
Por:
Publicado em 31/03/2023, às 20:04 Atualizado em 02/04/2023 às 16:58

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Concurso Cartório Maranhão já tem edital publicado. Vamos detalhar um pouco hoje sobre benefícios da Carreira e as oportunidades deste tipo de certame, que tem caraterísticas bem específicas. De ante mão, já sabemos que este é um seguimento que está entre os mais procurados pelos concurseiros no Brasil. Isso porque é uma carreira que traz inúmeros benefícios, como remuneração de acordo com a sua produção, estabilidade e muitas vagas nos concursos, entre outras vantagens.  

Leia também: Concurso Cartório MA tem edital publicado

Concurso Cartório Maranhão: confira detalhes importantes da carreira

Concurso Cartório Maranhão: remuneração

É preciso entender bem as peculiaridades da remuneração na carreira de cartório. Ela vai ser calculada com base na demanda de serviços direcionados. A remuneração é variável, mas a procura pelo serviço público de cartório é sempre elevada. E caso o concurseiro queira uma melhor remuneração, ele pode optar por uma serventia que pague mais, porém a escolha da serventia passa pela sua colocação final nos concursos de cartório. Tem que ficar nos primeiros lugares e isso vale também para o Concurso Cartório Maranhão.

Oferta de vagas e concursos de Cartório

Por lei, nenhuma serventia de cartório pode ficar vaga por mais de seis meses. É o que diz a Lei 8.935 – Lei dos notários e registradores – e o Provimento 81 do CNJ. Desta forma, os concursos de Cartório estão sempre acontecendo e em grande quantidade de vagas e certames. Essa é uma grande vantagem desta carreira: tem sempre edital e, ainda sobre o Provimento, o edital não pode durar mais que 12 meses.

Concursos de Cartório não exige prática jurídica nem OAB

Quem for fazer o Concurso Cartório Maranhão, deve atentar para outra vantagem da carreira notarial: a NÃO exigência de prática jurídica para exercer o cargo em uma serventia. Ou seja, uma ótima opção para quem acaba de sair da faculdade e busca um bom concurso. Além disso, não é necessário ter a carteira da OAB, o que facilita ao bacharel fazer concursos de Cartório.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Cartório Maranhão - Reta Final 2023

.

Joffre Tenorio
Por:
Autor

Jornalista e professor. Conteudista do CERS e Portal Exame de Ordem. Consultor de Comunicação da Associação Nacional de Apoio aos Concursos Públicos e Exames - ACONEXA. Vencedor por três vezes do Prêmio Nacional Allianz Seguros de Jornalismo, ganhador da Medalha do Mérito Jornalístico da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco e atuando na produção de conteúdo sobre concursos, educação e área jurídica desde 2009.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a