MENU

Todas as regiões

FECHAR

Concurso BNDES: Mercadante afirma que será retomado

Por:
Publicado em 08/02/2023, às 12:08 Atualizado em 08/02/2023 às 12:15

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Concurso BNDES será solicitado. Ao assumir a presidência do  do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), nesta segunda-feira (06), Aloizio Mercadante destacou a importância de retomar a realização de concursos para o banco. Em seu discurso de posse, ele prometeu realizar concurso público, inclusive com cotas e citando a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, responsável por analisar os pedidos e autorizar os concursos federais.

Leia também: Panorama de Concursos para Delegado de Polícia 2023

Retomada de Concurso BNDES

“Retomaremos concursos que não ocorrem há mais de dez anos, com cotas”, disse Mercadante. Mesmo citando a ministra que autoriza os certames, o BNDES não precisa de autorização do Governo Federal para realizar concursos. O banco tem independência para preencher seu quadro de pessoal através de concurso, mediante aval da presidência do próprio órgão, assim como funciona no Banco do Brasil.  

Orçamento para concurso BNDES

Apesar de sua independência, o banco precisa respeitar os limites e dotações orçamentárias para cada exercício. Desta forma, ainda não como prever ou ter informações mais precisas sobre prazo para edital de concurso, vagas e cargos.

Concurso já chegou a ser anunciado em 2015

No ano de 2015, o banco chegou a anunciar os preparativos de novo concurso BNDES. Segundo a instituição, o edital seria feito com oferta para técnico administrativo, cargo de nível médio. Assim como para profissional básico, carreira de nível superior. O certame, entretanto, foi adiada e não foi realizado.

Último concurso foi em 2012

O último concurso BNDES ocorreu em 2012, com a validade chegando ao fim em meados de 2015. O edital, na época, trouxe vagas em cadastro de reserva para funções dos níveis médio e superior. No nível médio, as oportunidades foram para o cargo de técnico administrativo. Já para nível superior, as inscrições foram para profissional básico, em áreas de especialidades.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques