Concurso Bacen deve ser solicitado em 2023
Concurso Bacen será solicitado ao novo governo federal ainda este ano. O Banco Central do Brasil (Bacen) deu sinais a nova gestão do Executivo Nacional da necessidade de iniciar as tratativas para um novo concurso público. O órgão sinalizou que vai pedir autorização de edital com a oferta de 245 vagas nas carreiras de técnico, analista e procurador.
Leia também: Novo concurso TC DF autorizado
Concurso Bacen deve ser solicitado em 2023
A Assessoria de Imprensa do banco informou ao jornal Folha Dirigida que as conversas sobre um novo Concurso Bacen devem ser iniciadas em breve. O órgão está, apenas, esperando a definição da equipe do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A pasta é a responsável por conceder o aval para os concursos federais.
A necessidade de novo Concurso Bacen
À Folha, sobre a possibilidade de realização de Concurso, o banco órgão disse: “Já sinalizamos a necessidade de tratativas, que devem se dar após a conclusão da definição da equipe gerencial da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoas do Ministério da Gestão”.
Concurso já esperado
A autorização para um novo concurso para Bacen era esperada para o mês de agosto de 2022. Todavia, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional recomendou que o Ministério da Economia não autorizasse concursos nos 180 dias do final do mandato do então presidente Jair Bolsonaro. Isso poderia, segundo a PGR, aumentar as despesas para a próxima gestão. No ano passado, o Banco Central enviou pedido para autorização de um novo concurso com 245 vagas em 2023. Desse quantitativo, 200 oportunidades são para analista, 30 para técnicos e 15 para procuradores. A carreira de técnico do Banco Central exige apenas o ensino médio completo. As remunerações iniciais são de R$7.741,31, incluindo o auxílio-alimentação de R$458. Como a solicitação já havia sido construida, espera-se que o concurso Bacen seja autorizado o quanto antes.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques