ALEPI: boa prova
Vai fazer o concurso ALEPI? Então, é importante que você siga as orientações abaixo no próximo domingo, 12/01.
1. Antes de sair de casa, faça um checklist do que você precisará levar ao local de prova.
a) Você deve estar munido do cartão de inscrição e do documento original de identificação informado no pedido de inscrição.
b) Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização da prova, o documento de identidade original informado por ocasião da inscrição neste concurso público, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado outro documento original com foto e assinatura, que tenha fé pública, como:
– Identidade civil (expedida pelas Secretarias de Segurança Pública ou Polícia Civil);
– Identidade militar (expedida pela Polícia Militar, Polícia Federal ou Forças Armadas);
– Identidade profissional (expedida por Ordens ou Conselhos Profissionais);
– Carteira de trabalho e previdência social (CTPS); ou
– Carteira Nacional de Habilitação.
c) Na execução das provas só será permitida ao candidato a utilização de caneta esferográfica de tinta preta e escrita grossa. O ideal é que o candidato, por precaução, leve mais de uma.
2. O candidato deverá comparecer ao local determinado para a realização da prova com antecedência mínima de 01 (uma) hora do horário fixado para o seu início.
Lembre-se: após o fechamento dos portões não será permitido ao candidato adentrar o local de realização das provas.
3. Mantenha a calma, leia as instruções da prova com atenção e boa sorte!
O certame registrou um total de 16.726 inscritos, conforme edital publicado pela UFPI-COPESE, organizadora do certame.
Retificação no edital
Foi publicada a segunda retificação no edital do concurso ALEPI. A primeira ocasionou a republicação do edital com as alterações. O segundo edital de retificação, por sua vez, fez incluir 10 novas vagas, destinadas a pessoas com deficiência. Logo, o certame passou a ofertar um total de 51 vagas. Além disso, foi incluído item relacionado à reserva de vagas para pessoas com deficiência e ao atendimento especializado a esses candidatos.
Edital
A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí lançou edital visando ao provimento de cargos de nível médio e superior. O certame oferta 51 vagas, distribuídas entre os cargos de Consultor Legislativo e Assessor Técnico Legislativo.
A Universidade Federal do Piauí será responsável pela organização do concurso. As inscrições devem ser realizadas no período entre 24/09/2019 e 06/11/2019.
Resumão do Certame
Status: edital publicado
Cargos: Consultor Legislativo e Assessor Técnico Legislativo
Inscrições: 24/09/2019 a 06/11/2019
Taxa de Inscrição: R$120,00 – Consultor Legislativo
R$70,00 – Assessor Técnico Legislativo
Provas: 12/01/2020
Confira nosso simulado gratuito!
Remuneração
O edital prevê remuneração inicial de R$4.068,39 para os cargos de nível superior e R$2.310,14, para os de nível médio.
Requisitos para investidura
Como dito linhas acima, o edital visa ao provimento de cargos de nível médio e superior. Confira abaixo os requisitos de cada cargo.
Consultor Legislativo
– Redação de Atas e revisão de debates: curso superior em qualquer área de formação;
– Direito: curso superior em Direito;
– Contabilidade: curso superior em Ciências Contábeis e registro no conselho competente;
– Tecnologia da Informação: curso superior em Ciências da Computação, Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação;
– Comunicação Social: curso superior em Jornalismo ou Comunicação Social e registro no conselho competente;
– Biblioteconomia: curso superior em Biblioteconomia e registro no conselho competente.
Assessor Técnico Legislativo
– Taquigrafia, Informática, Cerimonial Público e Área Administrativa: ensino médio profissionalizante na área ou ensino médio com conhecimento específico;
– Radiodifusão: ensino médio mais curso profissionalizante de rádio, com certificação de credenciamento para o exercício da profissão de radialista.
Atribuições
Confira abaixo algumas das atribuições dos cargos:
Consultor Legislativo
– Prestar consultoria e assessoramento técnico à Mesa Diretora, às Comissões Técnicas e aos Deputados, no âmbito da Assembléia Legislativa, nas suas funções legislativa, parlamentar e fiscalizadora;
– Elaborar estudos técnicos opinativos sobre matérias de interesse institucional da Casa, na preparação por solicitação, de minutas de proposições, de pronunciamentos e de relatórios e na prestação de esclarecimentos técnicos atinentes às funções constitucionais;
– Prestar assessoramento e acompanhamento de projetos junto à administração geral da Assembléia Legislativa;
– Elaborar laudos, perícias, atestados e relatórios afetos a sua área.
Assessor Técnico Legislativo
– Fazer a escrituração contábil, orçamentária, financeira e patrimonial;
– Assessorar, supervisionar e realizar inventários;
– Proceder a execução e controle de atividades de serviços de diagramação, impressão e de informática;
– Acompanhar a tramitação de processos legislativos.
Provas
O concurso será composto de prova objetiva e de redação, ambas de caráter eliminatório e classificatório, e análise de títulos, de caráter apenas classificatório. A prova objetiva contará com 50 questões, de múltipla escolha, com cinco alternativas cada.
Conteúdos exigidos
O edital do certame prevê que a avaliação abrangerá conhecimentos gerais e específicos. Confira abaixo os conteúdos exigidos para os principais cargos.
Consultor Legislativo – Direito
– Língua Portuguesa;
– Raciocínio Lógico;
– Direito Administrativo; e
– Direito Constitucional.
Assessor Técnico Legislativo – Área Administrativa
– Língua Portuguesa;
– Raciocínio Lógico;
– Noções de Administração;
– Noções de Administração Pública;
– Noções de Documentação e Arquivos;
– Noções de Comunicação
Seja resiliente, a jornada é árdua, mas persista até o êxito!
Vamos juntos!
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques