O esperado Concurso AFT 2023 vai mesmo fazer parte do Edital Unificado. A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (13) pElo Ministro do Trabalho e Emprego Luiz Marinho, durante o programa da EBC “Bom dia Ministro”. O Concurso Unificado foi lançado recentemente pelo governo federal e havia a expectativa pela adesão do MTE, o que se confirmou, e com isso o concurso AFT fará parte de um dos blocos temáticos junto com a Superintendência Nacional de Previdência Complementar, Previc.
Leia também: Associação de Auditores Fiscais do Trabalho rejeita ideia de concurso AFT unificado
Concurso AFT no Edital Unificado: o que muda nos seus estudos?
Este é o tema de uma Live que será feita às 19 horas de hoje (13/09) no canal do Youtube do CERS Cursos Online. O professor Renato Saraiva, referência em Direito do Trabalho no Brasil, vai comandar a transmissão e tranquilizar os milhares de concurseiros que agora podem estar sem saber como conduzir os estudos. O professor vai trazer toda a orientação de como deve ser o seu direcionamento de estudo a partir de agora. A dica principal é se manter estudando.
Representantes da categoria preocupados
Na semana passada, a Associação Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – ANAFITRA, emitiu uma nota técnica endereçada ao Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, onde deixa claro que as exigências específicas da função não conseguem ser aferidas a partir de uma prova unificada. O sindicato que representa a categoria também demonstrou preocupação. Mesmo assim, o certame AFT foi confirmado dentro do modelo unificado do governo federal.
Concurso AFT Unificado: Prejuízos para a fiscalização
A nota técnica da ANAFITRA fez um importante alerta sobre os prejuízos que a fiscalização trabalhista poderá sofre no Brasil e ressaltou as especificidades da carreira do AFT.
“As atividades inerentes à Fiscalização do Trabalho abrangem rol diversificado de atribuições que exigem conhecimentos e atuações especializadas, a exemplo do combate à informalidade, em suas várias manifestações contemporâneas; da promoção da segurança e saúde nos ambientes de trabalho, visando a redução dos acidentes e doenças ocupacionais; do combate e eliminação do Trabalho Infantil e do Trabalho Escravo; do enfrentamento da discriminação e do assédio moral e sexual nas relações de trabalho; do cumprimento da legislação relacionada à aprendizagem profissional e à inclusão de pessoas com deficiência e reabilitadas; da fiscalização do FGTS, entre outros direitos trabalhistas”.
Confira a entrevista com o Ministro:
Abaixo a íntegra da entrevista do titular do MTE, Ministro Marinho confirmado à Rede EBC o concurso AFT no edital unificado do Governo Federal.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques