Concurso AFT: auditor fiscal do trabalho
Maio termina com uma ótima notícia para o universo dos concursos! Se você é concurseiro da área fiscal, fique ligado: o certame para Auditor Fiscal do Trabalho deve ser anunciado em breve.
Acontece que a assessoria de comunicação do MTPS confirmou a solicitação com pedido para oferta de 1.190 vagas para a carreira de auditor-fiscal do trabalho que requer nível superior qualquer área de formação. O processo foi protocolado no Ministério do Planejamento na última quinta-feira, dia 25, e já houve movimentações.
Atributos do cargo:
O Auditor-Fiscal do trabalho tem a função de fiscalizar trabalho no Brasil, assegurando, em todo o território nacional: o cumprimento de disposições legais e regulamentares, inclusive as relacionadas à segurança e à medicina do trabalho, no âmbito das relações de trabalho e de emprego; a verificação dos registros em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), visando-se à redução dos índices de informalidade; à verificação do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), objetivando maximizar os índices de arrecadação; ao cumprimento de acordos, convenções e contratos coletivos de trabalho celebrados entre empregados e empregadores; ao respeito aos acordos, tratados e convenções internacionais dos quais o Brasil é signatário; à lavratura de auto de apreensão e guarda de documentos, materiais, livros e assemelhados, para verificação da existência de fraude e irregularidades, bem como ao exame da contabilidade das empresas, não se lhes aplicando o disposto nos artigos 17 e 18 do Código Comercial.
Exigências para concorrer, organizadora e fases do concurso:
Para concorrer ao cargo é exigido formação de nível superior em qualquer área. Espera-se que a seletiva seja realizada pelo o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) ou pela Escola de Administração Fazendária (ESAF), que tradicionalmente organiza os certames do órgão.
Os candidatos serão submetidos a provas objetivas e discursivas, além de uma sindicância de vida pregressa, de caráter eliminatório.
Último edital:
O último certame foi realizado em 2013, pelo Cespe/UnB, com oferta de 100 vagas. Antes disso, todos os concursos anteriores foram realizados pela Esaf. Por isso, ainda não se sabe qual poderá ser a banca organizadora do próximo certame e como será o perfil da prova. Os conteúdos exigidos no último edital foram:
– Raciocínio Lógico-Quantitativo
– Direitos Humanos
– Administração Geral e Pública
– Informática
– Direito Constitucional
– Direito Administrativo
– Economia do Trabalho
– Auditoria
– Contabilidade Geral
– Direito do Trabalho
– Legislação do Trabalho
– Segurança e Saúde no Trabalho
– Seguridade Social
– Legislação Previdenciária
Preparação
O concurso para AFT costuma ser bem concorrido e exige um amplo conhecimento de diversas disciplinas. Por isso, o estudo antecipado é determinante para a aprovação.
O CERS preparou um curso com a melhor equipe de professores, experientes em concursos da área fiscal, a fim de abordar a teoria dos principais pontos do conteúdo programático, de acordo com o último edital dos concursos.
SAIBA MAIS: CURSO COMPLETO PARA O CONCURSO DE AUDITOR FISCAL DO TRABALHO
Aproveite o desconto de 40% e garanta já sua preparação!
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques