Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Como ter um melhor rendimento nos estudos?

Beatriz Pessoa
Por:
Publicado em 12/05/2023, às 11:09 Atualizado em 12/05/2023 às 11:27

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Você já deve ter pensado em inúmeras formas de obter o melhor rendimento nos estudos e já deve ter falhado algumas vezes nessa jornada. Porém, há pessoas que ainda não sabem qual a melhor forma para obter um bom rendimento nos estudos e, se você é uma delas, esse post com certeza irá te ajudar.

Passar em um concurso público e conquistar a estabilidade financeira é o sonho de muitas pessoas, e é fato que, para alcançar a aprovação, a organização, um bom cronograma de estudos, a dedicação e o foco são elementos indispensáveis.

Não tem outra forma de conquistar o tão sonhado cargo público se você não se manter focado na rotina de estudos e, claro, não é tão fácil quanto parece. A rotina é cansativa, são horas estudando diariamente e muitas vezes abdicando das coisas que gosta de fazer para revisar e estudar um pouco mais. E, como você bem sabe, todo tempo vale ouro!

Sabemos que além de eventuais distrações externas, existem também as interferências internas, por conta da pressão e nervosismo para se sair bem na prova. Infelizmente é uma realidade entre os concurseiros e é necessário manter a calma e a tranquilidade para nada sair do controle. 

Pensando nessa dificuldade, te convido a continuar a leitura deste artigo, pois iremos selecionar uma lista com as melhores dicas para te ajudar a potencializar e ter um bom rendimento nos seus estudos. Bora lá!?

Seu celular é o seu aliado ou inimigo?

Vale ressaltar que o celular e a internet trazem inúmeras facilidades, como a praticidade para estudo e pesquisas. Você pode usá-los para resolver questões enquanto está no carro, na hora do seu almoço ou até mesmo no transporte público, pode aprimorar seus conhecimentos com audioaulas ou podcasts, enquanto dirige ou espera em algum lugar.

Porém, você precisa ter muito cuidado, afinal, o celular traz muitos benefícios em termos de tempo, mas você não pode se desviar e deixar que o tempo seja desperdiçado. É normal acabar se perdendo no celular. Você decide ver apenas uma mensagem e acaba se perdendo. Quando a ficha cai, se dá conta que gastou horas sem ter se dado conta disso.

Por isso, você deve sempre avaliar o que o seu celular representa para você no seu horário de estudo, se realmente ele está ajudando ou atrapalhando. Então, para você evitar que o celular se torne o seu inimigo principalmente durante seus horários de estudos, obtenha estratégias, como, por exemplo, desabilitar as notificações, deixar o celular no modo avião, ter horário definido de estudos e tirar o celular do campo de visão.

Defina metas claras

Outra dica muito importante é definir metas específicas e alcançáveis para cada sessão de estudo. Isso ajuda a manter o foco e a motivação. Não adianta você querer definir metas “inalcançáveis” e simplesmente se frustrar, se desmotivando a estudar.

Quando se trata de metas você deve sempre ter em mente que existem as de curto, médio e longo prazo, e dessa maneira você deve estruturar seus projetos de estudo de forma que consiga criar e cumprir metas a todo momento. Tenha uma atitude vencedora e esteja constantemente em busca da realização de seus objetivos.

Mantenha uma atitude positiva

É muito importante para tudo na vida que se tenha pensamentos positivos e confiança no processo. Manter uma atitude positiva em relação aos estudos e acreditar em si mesmo pode ajudá-lo a manter a motivação e o compromisso com seus objetivos de estudo.

Sabemos que manter uma rotina de estudos não é uma tarefa fácil, é preciso perseverança para se manter motivado diariamente. Mesmo assim, muitos ainda têm extrema dificuldade em estudar e o problema pode estar na falta do pensamento positivo.

Insegurança e baixa autoestima são sentimentos que potencializam a crença de que não se é capaz de atingir os objetivos. E nos estudos não é diferente. Isso afeta diretamente a motivação, especialmente quando o conteúdo estudado é mais complexo. Se passar por isso, você deve mudar imediatamente esta forma de pensar. O primeiro passo para ter êxito e alcançar qualquer meta é acreditar em si mesmo.

Faça intervalos regulares

Se você tem em mente ou já ouviu falar que fazer uma pausa é uma perda tempo, comece a pensar diferente. Nem todo mundo tem uma memória tão boa e, às vezes, se torna improvável que a matéria que você esta tentando memorizar depois de duas horas de estudos ininterruptos fique gravada 100% na sua memória.

Portanto, dar uma pausa pequena a cada duas horas, por exemplo, vai trazer uma certa leveza para memorizar todas as matérias e recarregar as energias para o resto do dia de estudo. Entretanto, um dos erros mais comuns que os alunos cometem ao fazer uma pausa nos estudos é deixar o intervalo ser longo demais.

O ideal é realizar pausas de 15 a 20 minutos, mas não mais que isso, pois é provável que você perca a motivação para voltar. Então, faça intervalos regulares durante a sessão de estudos para descansar a mente e evitar a fadiga.

Durma bem e se alimente adequadamente

Essa dica parece simples, mas é fundamental para os concurseiros. A alimentação e o sono se relacionam intimamente. Comer de forma balanceada e praticar exercícios físicos regularmente auxilia na qualidade do sono, que consequentemente ajuda na qualidade do aprendizado.

Tenha uma boa noite de sono e uma alimentação saudável para garantir que seu corpo e mente estejam descansados e bem alimentados, para conseguir render melhor nos estudos.

Encontre um ambiente adequado

Por último, o lugar que você irá estudar é indispensável para a sua trajetória. Encontrar um lugar calmo e tranquilo para estudar, onde você possa se concentrar sem distrações é fundamental.

Um concurseiro em um ano de estudos passa centenas de horas ocupado diante de livros e cadernos. E já parou para pensar no desperdício de horas tentando estudar em um ambiente que não favorece a concentração? Tudo que um concurseiro não quer é desperdiçar seu precioso tempo!

Então comece logo a organizar seu ambiente de estudo e saber qual lugar realmente te faz render de forma positiva.

Gostou dessa matéria? Então continue nos acompanhando e fique por dentro de diversas dicas de estudos. Lembre-se de que não existe uma fórmula mágica para alcançar o sucesso nos estudos. Cada pessoa é única e pode precisar experimentar diferentes estratégias até encontrar aquelas que funcionem melhor. O importante é se manter consistente e persistir nos estudos, mesmo quando tudo parecer difícil.

Veja também:

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Beatriz Pessoa
Por:
Autor

Estagiaria de Conteúdo. Estudante de Direito. Especialista em Mediação e Conciliação Extrajudicial

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a