Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Saiba como se preparar para a prova da Cesgranrio!

Rayssa Leal
Por:
Publicado em 28/11/2023, às 16:28 Atualizado em 28/11/2023 às 16:49

A Fundação Cesgranrio é uma das principais bancas organizadoras de concursos públicos no país. Nos últimos dias, a banca foi anunciada como organizadora do Concurso Nacional Unificado, que ofertará mais de 6 mil vagas para os mais diversos órgãos e carreiras.

A seguir, apresentaremos o perfil da banca Cesgranrio, para que você possa se preparar de forma direcionada e assertiva. Vamos juntos?!

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Quem é a Cesgranrio?

De acordo com o site oficial da banca, a Fundação Cesgranrio é uma entidade de direito privado, de natureza educacional, cultural e assistencial, reconhecida como de utilidade pública federal.

É uma instituição sem fins lucrativos, tendo entre suas incumbências, elencadas em seu Estatuto, a pesquisa, o ensino e o desenvolvimento institucional.

Que Concursos a Cesgranrio já Organizou?

Nos últimos anos, a banca Cesgranrio foi a responsável por organizar concursos para órgãos como: Banco do Brasil, Eletrobrás, Caixa Econômica Federal e Banrisul.

Para estar a frente do Concurso Nacional Unificado, a banca precisou superar fortes concorrentes, como Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Cebraspe.

Características da Cesgranrio

As questões das provas da banca Cesgranrio, via de regra, são de múltipla escolha, com 5 alternativas cada. Além disso, os enunciados das questões costumam ser curtos e objetivos.

Em virtude disso, quando comparadas com outras bancas organizadoras tradicionais, o nível de prova é considerado mediano pela grande parte dos concurseiros.

Também é comum que a banca utilize recursos visuais nas questões, como imagens e gráficos, que exigem uma interpretação mais apurada.

Por fim, outra característica marcante da Cesgranrio é a cobrança abrangente dos temas previstos no edital, de forma que é essencial que o candidato se prepare de forma ampla, considerando o conteúdo programático do cargo almejado.

Leia também: Concurseiros iniciantes: dicas para aproveitar as oportunidades de 2024

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Rayssa Leal
Por:
Autor

Analista de Conteúdos CERS. Estudante de Direito na Universidade Federal de Pernambuco. Aprovada no 35º Exame de Ordem.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a