Como se dar bem na redação do seu concurso
Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Fala, concurseiros! Como todos já sabem, acertar o máximo de questões na prova objetiva é primordial para quem deseja ingressar no cargo dos sonhos. Contudo, vale lembrar que saber como elaborar uma boa redação também é um passo imprescindível para conquistar a tão sonhada aprovação.
O fato é que a redação está ganhando cada vez mais espaço nos concursos públicos, inclusive sendo aplicada para seleção para cargos de nível médio. Saber organizar as ideias e anotar em um caderno se tornou uma excelente didática para quem pretende obter uma boa classificação no certame escolhido.
Muitos concurseiros procuram uma fórmula mágica para fechar uma redação perfeitamente, no entanto para realizar uma produção textual com excelência, o concurseiro precisa considerar algumas estratégias.
Não existe uma receita pronta com uma fórmula mágica que leve à redação mais perfeita, mas sim um conjunto de práticas e estudos de estratégias para chegar à nota almejada. Por isto, preparamos este artigo com algumas dicas primordiais, para ajudá-los nesta jornada de aprovação. Vamos nessa!?
Analise o tema proposto
Primeiramente, você precisa entender o que a banca está pedindo na redação. Qual tema está sendo proposto? Dificilmente vamos encontrar alguém que nunca sentiu dificuldade de iniciar uma redação. Por isso, compreender da melhor maneira o tema proposto é fundamental. Trate-o como uma indagação, ou seja, faça perguntas sobre este tema. Trabalhe bem as suas ideais e deixe elas fluírem.
Fique por dentro das atualidades
Você pode aplicar todas as estratégias do mundo ou saber perfeitamente a estrutura de uma redação, mas se você não estiver por dentro das atualidades é bem capaz de não conseguir elaborar um bom texto. Então a dica de ouro é: esteja sempre por dentro das atualidades antes mesmo de fazer a redação.
É extremamente comum que as bancas examinadoras cobrem temas de relevância para o país e para o mundo. Por isso, um bom concurseiro precisa separar um tempo para conferir os jornais e pesquisar sobre assuntos mais repercutidos, seja na seara social, política ou econômica.
Lembre-se da importância da análise do concurso, afinal existem alguns tipos de concurso que possuem temas gerais mais específicos. Por exemplo, em concursos para polícia, podem ser cobradas reflexões acerca da segurança pública. Por isso, vale a pena investigar todos os parâmetros do certame escolhido.
Selecione bem os seus argumentos
Se você deseja realmente saber como elaborar uma boa redação, outra dica importante é selecionar bem os seus argumentos. Fazer uma reflexão sobre o tema não é o bastante, você precisa selecionar suas citações, histórias, possíveis relações e conexões, filmes, materiais, decisões judiciais e livros.
Não importa o que seja, esse momento de “tempestade de ideais” pode te ajudar muito e pode ser utilizado a seu favor. Após pensar e listar esses argumentos, você terá um instrumento de defesa, ou seja, a sua tese. Dessa maneira, você poderá seguir para o próximo passo: estruturar seu texto.
Conheça a banca organizadora
De todas as dicas listadas acima, essa é extremamente importante e indispensável para o seu sucesso tanto na prova objetiva como na redação. Buscar conhecer um pouco mais sobre a banca organizadora do concurso que vai prestar e ficar por dentro das características delas e como esse texto dissertativo costuma vir na prova, vai te ajudar muito.
Portanto, procure conhecer a banca do seu certame, seja a Vunesp, FGV, Cebraspe, Funcab, entre outras, pois esse é um ponto essencial para sua aprovação.
Saiba administrar seu tempo
Essa dica pode parecer simples, mas se você deseja de fato se dar bem na redação do seu concurso, deve treinar o tempo de redação antes mesmo de realizar o texto oficialmente. Desse modo, sempre que você estiver estudando e praticando a redação, utilize um cronômetro exatamente com a hora que o edital sinaliza para realização da prova.
Isso será importante para entender o tempo exato que você precisa para fazer a redação e não se atrapalhar no dia. Afinal de contas, a prática é fundamental para a adaptação. Até porque, quando você obtem o controle exato do seu tempo, você consegue fazer uma possível revisão no final. A revisão te proporciona mais segurança na hora de entregar a prova, pois é nesta revisão, que você irá analisar seus erros.
Revise o seu texto
Após colocar em prática todas as estratégias e finalizar o seu texto, chegou a hora de revisá-lo. Lembre-se sempre que essa etapa é muito importante e não pode ser negligenciada. Afinal, essa é a hora de inserir informações, pontuações que não foram colocadas ou até mesmo fazer correções gramaticais que forem necessárias para, finalmente, apresentar uma excelente redação para concurso.
Gostou do nosso post e quer mais dicas para se dar bem nos concursos públicos? Continue nos acompanhando em nosso blog e fique por dentro de tudo relacionado a concursos públicos. Vamos juntos!
Leia também:
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques