Como organizar os pensamentos na hora de falar em público
Costumo dizer que as pessoas têm medo de ir mal em uma apresentação e não somente se apresentar. Quando você entende como organizar as ideias, fica muito mais fácil de conseguir alcançar o objetivo desejado.
Esse texto vai trazer dicas importantes e bem objetivas para você colocar em prática hoje mesmo e ficar mais seguro na hora de apresentar seus projetos, seja em uma reunião com poucos participantes ou para um grande público.
1. Pré-apresentação
Inicialmente, é preciso planejar a apresentação e treiná-la. Lembre-se que essa é a hora de apresentar aquilo que você planejou e desenvolveu, logo, se não tiver planejado algo relevante e interessante, apresentará algo sem fundamento e sem interesse para o público. Para facilitar, vamos dividir a sua apresentação em três etapas. É muito mais fácil se encontrar quando você tem as etapas bem definidas do que quando tem uma apresentação com “etapa única”. Retomar o raciocínio fica muito mais fácil se você organizar a sua apresentação dividindo-a em início, meio e fim.
2. Início
Na primeira fase, o início, você precisa mostrar para o público que você entende do assunto. Falar a sua formação, o tempo que pratica tal atividade ou quanto tempo está dedicado ao projeto são algumas possibilidades de ganhar a confiança do público. Logo depois, você precisa trazer pontos de interesse, demonstrando por que aquele tema tem relevância e deve ter a atenção do público. Importante: você não deve demorar muito nessa fase! A ideia é mostrar que você tem credibilidade e fazer com que a audiência entenda que o tema será de grande valia.
3. Argumentação
Após conquistar a confiança e a atenção, chega a hora de argumentar. Uma dica interessante é saber o poder dos seus argumentos. Se os argumentos forem todos fracos, traga-os juntos, para dar força na sua capacidade de argumentação e aumentar o peso deles. Se os argumentos forem fortes, diga um a um, destacando ponto a ponto com o objetivo de apresentar uma argumentação robusta e com muitos detalhes que confirmem a sua tese.
4. Etapa final
Na etapa final, lembre-se de dizer o que você deseja da pessoa que ouve você. Você pode desejar que ela compre algum produto, que vote em você ou acesse um site. Direcione o público e não se esqueça: assim como em um filme, é do final que eles vão se lembrar.
Tendo essas etapas em mente e organizando o pensamento nessas três “caixas”, você conseguirá saber exatamente em que parte da apresentação você está e, com isso, terá mais segurança e controle em seus discursos. Desejo muito sucesso e excelentes apresentações!
Quer receber dicas e conteúdos gratuitos sobre comunicação e apresentação? CLIQUE AQUI
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques