Como estudar para a 2ª fase da OAB?
Aproximadamente 70% da prova enfoca o lado processual da disciplina escolhida pelo candidato na 2ª fase. Aliás, a parte processual tem a faceta mais importante na prova subjetiva em função de um ponto específico: a necessidade de se acertar qual a peça certa no problema prático-profissional.
“Isso impõe uma obrigação clara e inequívoca ao candidato: a de dominar completamente o sistema processual da disciplina de escolha. Então aqui já temos dois bons motivos para iniciar os estudos pela parte processual: uma maior abordagem na prova e a importância da identificação da peça prática”, afirma Glieser.
Como o candidato deve estudar a parte processual?
É importante ter bem a noção dos seguintes elementos:
1 – Quais são as peças possíveis na 2ª fase da OAB/Ritos processuais;
2 – Compreensão da estrutura da respectiva Justiça;
3 – Regras de competência
4 – Partes
5 – Fundamento das peças/ nomem iuris de cada uma;
6 – Preliminares, prejudiciais e mérito das causas
7 – Objetos e objetivos das ações
8 – Pedidos
9 – As características de cada peça, e;
10 – As hipóteses de cabimento.
Em suma, o candidato tem de conhecer os institutos de cada ação.
O estudo do conteúdo programático da parte processual deve ser organizado de forma didática e sequencial, exatamente para o candidato seguir toda uma lógica e apreender o conteúdo com clareza.
Se você ainda tem dúvidas de como organizar o cronograma de estudo, nada melhor do que seguir a orientação do seu professor ou acompanhar aulas que direcionam o aprendizado.
O candidato pode ter feito uma boa faculdade, ou mesmo ter muita prática em sua respectiva área, mas não se enganem: a 2ª fase tem suas facetas e tem requisitos e detalhes que os desavisados não percebem.
Você pode se interessar por:
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques